• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas
  • Ciências Contábeis - Bacharelado
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas
  • Ciências Contábeis - Bacharelado
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A utilização gerencial do custeio pleno : um estudo em uma empresa gaúcha de publicidade

Thumbnail
Visualizar/Abrir
TCC Juscele Pasquali.pdf (364.0Kb)
Autor
Pasquali, Juscele
Orientador
Mecca, Marlei Salete
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A automação dos processos industriais, a terceirização das atividades secundárias e o investimento no turismo, cultura e lazer fez com que a prestação de serviços se tornasse uma alternativa de trabalho para a mão de obra até então apenas manufatureira. Com isso, o crescimento de atividades voltadas à prestação de serviços se tornou uma das principais características da economia atual. No caso das empresas de publicidade, os serviços desenvolvidos têm grande importância nesse contexto, pois eles são caracterizados por ampliar a lucratividade empresarial através da criação de técnicas voltadas para a retenção de novos clientes. Em virtude desse crescimento econômico e da relevância da prestação de serviços voltados ao mercado publicitário, a apuração de custos tornou-se vital para o gerenciamento estratégico das empresas. Por isso, o objetivo desse estudo é fundamentar a importância da utilização do Método de Custeio Pleno em uma empresa de publicidade localizada no Rio Grande do Sul. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica a respeito dos conceitos gerais e características da Contabilidade de Custos, do Método de Custeio Pleno, dos serviços e das empresas de publicidade. Após, um estudo de caso em uma empresa gaúcha de publicidade foi desenvolvido, através do acompanhamento de um processo produtivo da empresa para a implantação do Sistema de Custeio Pleno. Por fim, ao confrontar as hipóteses iniciais com os resultados obtidos, conclui-se que a capacidade de gerar informações mais realistas dos custos de cada serviço, de medir a eficiência dos processos e de possibilitar comparações de viabilidade de preço comprova que o Método de Custeio Pleno é uma ferramenta de grande importância para a gestão empresarial (sic).
URI
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1453
Collections
  • Ciências Contábeis - Bacharelado [756]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV