Monitoramento de serviços e ativos de tecnologia de informação

Mostra/ Apri
Data
2024-12-10Autore
Carraro, Pedro Miguel Agostini
Orientador
Notari, Daniel Luís
Metadata
Mostra tutti i dati dell'itemAbstract
Este trabalho teve como objetivo identificar e implementar uma solução eficaz de monitoramento de serviços e ativos de Tecnologia da Informação (TI) para o grupo de empresas da Empresa X. Após a avaliação e teste de diversas plataformas, a Statuspage, da Atlassian, foi selecionada devido à sua capacidade de personalização, integração com os sistemas existentes e eficácia na comunicação de incidentes. A plataforma proporciona uma visão consolidada do estado atual e histórico dos serviços, facilitando auditorias de Acordos de Nível de Serviço (SLAs), notificações em tempo real e registros operacionais. Apesar da necessidade de integração com sistemas de monitoramento ativo para atualização de dados em tempo real, a Statuspage demonstrou alto desempenho na prática, contribuindo para a gestão de incidentes em sistemas críticos, monitoramento de qualidade de conexão e otimização da infraestrutura de rede. Assim, a solução mostrou-se eficiente na melhoria da observabilidade, redução de redundâncias e promoção de um gerenciamento mais proativo e eficiente do ambiente de TI. [resumo publicado pelo autor]