Planejamento estratégico nas instituições de ensino superior

Visualizar/ Abrir
Data
2025-05-30Autor
Fontes, Gustavo Gastardelli de Oliveira
Orientador
Vidor, Gabriel
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Vários elementos impactam, de maneira direta ou indireta, o crescimento de uma empresa, trazendo benefícios ou desvantagens ao negócio. No caso de instituições de ensino superior, que respondem diretamente pelo nível de qualidade da educação de seus alunos, a importância de uma gestão organizacional estratégica se torna primordial, especialmente quando se considera os impactos deixados pela pandemia da Covid-19, promovendo um avanço expressivo do número de instituiçoes ofertando serviços de ensino a distância, o que fez com que a concorrência se tonasse ainda mais acirrada desde então. É importante refletir que todas as empresas enfrentam diversos tipos de riscos operacionais, financeiros e de mercado de maneira geral. Esses riscos estão ligados aos próprios processos administrativos e podem afetar uma ou mais áreas de atuação dentro da organização. Diante disto, a presente pesquisa versa sobre o planejamento estratégico organizacional. Tem-se como objetivo analisar a importância do planejamento estratégico em Instituições de Ensino Superior que atuam no Brasil. Especificamente, objetiva-se ponderar acerca dos recursos de gestão empregados nas IES públicas e privadas do país, para identificar as possíveis lacunas operacionais relacionadas a níveis mais baixos de desempenho nestas organizações e, por fim, apresentar um estudo prático sobre o entendimento de Executivos acerca de aspectos do planejamento estratégico empregado em sua IES de origem. A partir de uma pesquisa teórica, associada a uma pesquisa empírica, verificou-se que os modelos de estratégias de gestão para as IES permitem avaliar a eficácia e o desempenho das referidas instituições, identificando aspectos que podem influenciar nos baixos resultados. Conclui-se que a implementação de ações estratégicas de gestão tendem a favorecer para a otimização dos resultados está relacionada às escolhas feitas, demandando que os líderes tenham a habilidade de enfrentar os desafios do mercado, atuando de maneira estratégica e unindo informações para assegurar uma operação eficiente. [resumo fornecido pelo autor]