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dc.contributor.advisorCasa, Enio Francisco
dc.contributor.authorSandi, Maicon
dc.contributor.otherMartins, Afonso Celso Goulart
dc.contributor.otherFontoura, Tarcísio Neves da
dc.date.accessioned2017-01-30T17:35:25Z
dc.date.available2017-01-30T17:35:25Z
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/1465
dc.descriptionAtualmente, muito se discute sobre as dificuldades econômicas, financeiras e de gestão enfrentadas pelas micro e pequenas empresas brasileiras. Inúmeros são os fatores que contribuem com estas dificuldades e dentre eles está a alta carga tributária imposta pelo sistema brasileiro. O planejamento tributário, por ser um trabalho preventivo à incidência tributária, proporciona, além da economia de recursos no pagamento de impostos e contribuições, uma maior lucratividade. No Brasil, as micro e pequenas empresas são muito representativas em número de negócios e em importância econômica e social. No entanto, a maioria delas sofre com problemas administrativos e vem a falir num período de tempo muito curto. Essa pesquisa busca responder a seguinte pergunta: Qual o impacto do planejamento tributário na lucratividade do negócio de um supermercado de pequeno porte? Para responder essa questão elaborou-se uma pesquisa bibliográfica da conceituação e finalidades do planejamento tributário, e dos regimes de tributação, simples nacional, lucro presumido e lucro real. Através de pesquisa exploratória buscou-se informações relevantes do ambiente econômico e social das micro e pequenas empresas do ramo varejista e por fim um estudo de caso em um supermercado de pequeno porte a fim de verificar na prática o impacto do planejamento tributário na sua lucratividade. O estudo apresenta-se em valores projetados embasados sobre períodos já realizados pela empresa. Adotando um método comparativo pode-se explanar os diferentes resultados em cada regime de tributação e detectar a melhor opção para o supermercado em análise. Concluiu-se dentre as alternativas de enquadramento dispostas pela legislação, que o regime do lucro real é o mais econômico e lucrativo para o Supermercado CVL, e que nem sempre a sistemática direcionada para as micro e pequenas empresas são as mais viáveis, tornando-se indispensável a realização do planejamento tributário. Certamente, esse estudo contribui em muito na administração de todas as empresas, tanto para os gestores como para os contadores (sic).pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectPlanejamento tributáriopt_BR
dc.subjectPequenas e médias empresas - Administraçãopt_BR
dc.subjectContabilidadept_BR
dc.titleO impacto do planejamento tributário na lucratividade de um supermercado de pequeno portept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Ciências Contábeispt_BR


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