Show simple item record

dc.contributor.advisorMaciel, Rochele Rita Andreazza
dc.contributor.authorPegoraro, Bruna
dc.contributor.otherRech, Ricardo Rodrigo
dc.date.accessioned2025-06-30T13:37:58Z
dc.date.available2025-06-30T13:37:58Z
dc.date.issued2025-06-25
dc.date.submitted2022-11-29
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/14679
dc.descriptionExistem diferentes concepções sobre o papel da Educação Física no Ensino Médio e sua importância para o desenvolvimento dos alunos nessa fase. A partir da Reforma do Ensino Médio, publicada em 2017, a disciplina de Educação Física teve sua carga horária reduzida ou até mesmo limitada apenas ao primeiro ano desta fase. Diante disso, houve preocupação por parte dos professores de educação física escolar quanto ao futuro da profissão e da disciplina. Objetivos: O objetivo desse estudo é analisar as perspectivas de professores de Educação Física diante da Reforma do Ensino Médio. Materiais e métodos: O método utilizado foi o qualitativo. Para a coleta de dados aplicou-se uma entrevista, com professores(as) de Educação Física, atuantes no Ensino Médio de escolas de municípios da Serra Gaúcha. Após, realizou-se a análise e discussão das mesmas para a construção do presente artigo. Resultados: Veem-se diferentes perspectivas dos professores em relação à redução da Educação Física no Ensino Médio, porém todas contrárias às mudanças implantadas pela Reforma. Conclusões: Com base nos resultados obtidos, nota-se que a Reforma do Ensino Médio já prejudicou a disciplina de Educação Física em todos os âmbitos, sejam eles para os alunos, como para os professores. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThere are different conceptions about the role of Physical Education in High School and its importance for the development of students at this stage. From the High School Reform, published in 2017, the Physical Education discipline had its workload reduced or even limited only to the first year of this phase. In view of this, there was concern on the part of school physical education teachers about the future of the profession and the discipline. Objectives: The objective of this study is to analyze the perspectives of Physical Education teachers facing the High School Reform. Materials and methods: The method used was qualitative. For data collection, an interview was applied with Physical Education teachers, working in High School in schools in Serra Gaúcha. Afterwards, they were analyzed and discussed for the construction of this article. Results: There are different perspectives of teachers in relation to the reduction of Physical Education in High School, but all contrary to the changes implemented by the Reform. Conclusions: Based on the results obtained, it is noted that the High School Reform has already harmed the discipline of Physical Education in all areas, both for students and for teachers. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEducação física (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectProfessores de educação físicapt_BR
dc.subjectReforma do ensinopt_BR
dc.subjectCurrículos - Mudançapt_BR
dc.titlePerspectivas de professores de educação física escolar diante da reforma do ensino médiopt_BR
dc.typeArtigopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameLicenciatura em Educação Físicapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2025-06-24


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record