Perspectivas de professores de educação física escolar diante da reforma do ensino médio

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Data
2025-06-25Autor
Pegoraro, Bruna
Orientador
Maciel, Rochele Rita Andreazza
Metadata
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Existem diferentes concepções sobre o papel da Educação Física no Ensino Médio e sua importância para o desenvolvimento dos alunos nessa fase. A partir da Reforma do Ensino Médio, publicada em 2017, a disciplina de Educação Física teve sua carga horária reduzida ou até mesmo limitada apenas ao primeiro ano desta fase. Diante disso, houve preocupação por parte dos professores de educação física escolar quanto ao futuro da profissão e da disciplina. Objetivos: O objetivo desse estudo é analisar as perspectivas de professores de Educação Física diante da Reforma do Ensino Médio. Materiais e métodos: O método utilizado foi o qualitativo. Para a coleta de dados aplicou-se uma entrevista, com professores(as) de Educação Física, atuantes no Ensino Médio de escolas de municípios da Serra Gaúcha. Após, realizou-se a análise e discussão das mesmas para a construção do presente artigo. Resultados: Veem-se diferentes perspectivas dos professores em relação à redução da Educação Física no Ensino Médio, porém todas contrárias às mudanças implantadas pela Reforma. Conclusões: Com base nos resultados obtidos, nota-se que a Reforma do Ensino Médio já prejudicou a disciplina de Educação Física em todos os âmbitos, sejam eles para os alunos, como para os professores. [resumo fornecido pelo autor]