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O horror que nos rodeia : a violência social em contos de María Fernanda Ampuero e Mariana Enriquez

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Dissertação Bibiane Ferreira Borges.pdf (7.673Mb)
Data
2025-06-27
Autor
Borges, Bibiane Ferreira
Orientador
Knapp, Cristina Löff
Metadata
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Resumo
Esta dissertação faz uma análise bibliográfica da construção narrativa dos diferentes tipos de horror nos contos: "Subasta", presente na obra Pelea de Gallos (2018), de María Fernanda Ampuero; "Biografía", de Sacrificios Humanos (2021), também de Ampuero, e "Chicos que faltan", de Los peligros de fumar en la cama (2009), de Mariana Enriquez. Estuda-se, dessa forma, o efeito do medo, do sublime e do fascínio pelo macabro como artifício estético para gerar empatia, identificação, resistência e crítica social a partir da exploração da violência, do fantástico, do monstruoso e do repulsivo nessas narrativas curtas de horror latino-americano escrito por mulheres. O objetivo geral deste estudo consiste em analisar a construção narrativa para o efeito do medo e da utilização do horror como artifício estético para gerar empatia, identificação, resistência e crítica social a partir da exploração da violência e do repulsivo nos três contos mencionados. Assim os objetivos específicos são a) Traçar as principais características do horror, do terror, do gótico, do monstruoso, do fantástico e do repulsivo, e a evolução dessas narrativas de medo. b) Investigar, a partir dos conceitos de sublime e de fascinação macabra, os efeitos das narrativas curtas de horror. c) Analisar os contos selecionados de acordo com as teorias abordadas. O principal suporte teórico são os apontamentos de Stephen King (2012) sobre a literatura de horror; de Edmund Burke (2016) sobre o efeito do Sublime; de William Ian Miller (2024) sobre o nojo; de Kate Summerscale (2023) e Zygmunt Bauman (2008) sobre o medo; e de David Roas (2014) sobre o fantástico. No primeiro conto, percebe-se o horror causado pelo medo da violência física, o monstro humano, o repúdio ao corpo feminino e a utilização da repulsa como resistência contra a crueldade. No segundo conto, há a presença de elementos góticos e sobrenaturais, mas o horror está focado no discurso de ódio contra imigrantes e nas ações xenofóbicas contra a protagonista. No último conto analisado, uma cidade cheia de desigualdades e violência social é palco para que elementos sobrenaturais aconteçam, expondo o desconforto e o medo que o tema dos desaparecidos traz à tona. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/14686
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Letras e Cultura [213]

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