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O horror que nos rodeia : a violência social em contos de María Fernanda Ampuero e Mariana Enriquez

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Ver/
Dissertação Bibiane Ferreira Borges.pdf (7.673Mb)
Fecha
2025-06-27
Autor
Borges, Bibiane Ferreira
Orientador
Knapp, Cristina Löff
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
Esta dissertação faz uma análise bibliográfica da construção narrativa dos diferentes tipos de horror nos contos: "Subasta", presente na obra Pelea de Gallos (2018), de María Fernanda Ampuero; "Biografía", de Sacrificios Humanos (2021), também de Ampuero, e "Chicos que faltan", de Los peligros de fumar en la cama (2009), de Mariana Enriquez. Estuda-se, dessa forma, o efeito do medo, do sublime e do fascínio pelo macabro como artifício estético para gerar empatia, identificação, resistência e crítica social a partir da exploração da violência, do fantástico, do monstruoso e do repulsivo nessas narrativas curtas de horror latino-americano escrito por mulheres. O objetivo geral deste estudo consiste em analisar a construção narrativa para o efeito do medo e da utilização do horror como artifício estético para gerar empatia, identificação, resistência e crítica social a partir da exploração da violência e do repulsivo nos três contos mencionados. Assim os objetivos específicos são a) Traçar as principais características do horror, do terror, do gótico, do monstruoso, do fantástico e do repulsivo, e a evolução dessas narrativas de medo. b) Investigar, a partir dos conceitos de sublime e de fascinação macabra, os efeitos das narrativas curtas de horror. c) Analisar os contos selecionados de acordo com as teorias abordadas. O principal suporte teórico são os apontamentos de Stephen King (2012) sobre a literatura de horror; de Edmund Burke (2016) sobre o efeito do Sublime; de William Ian Miller (2024) sobre o nojo; de Kate Summerscale (2023) e Zygmunt Bauman (2008) sobre o medo; e de David Roas (2014) sobre o fantástico. No primeiro conto, percebe-se o horror causado pelo medo da violência física, o monstro humano, o repúdio ao corpo feminino e a utilização da repulsa como resistência contra a crueldade. No segundo conto, há a presença de elementos góticos e sobrenaturais, mas o horror está focado no discurso de ódio contra imigrantes e nas ações xenofóbicas contra a protagonista. No último conto analisado, uma cidade cheia de desigualdades e violência social é palco para que elementos sobrenaturais aconteçam, expondo o desconforto e o medo que o tema dos desaparecidos traz à tona. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/14686
Colecciones
  • Mestrado Acadêmico em Letras e Cultura [213]

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