Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRela, Eliana
dc.contributor.authorMello, Mariane Fruet de
dc.contributor.otherLuchese, Terciane Ãngela
dc.contributor.otherAlmeida, Dóris Bittencourt
dc.contributor.otherGevehr, Daniel Luciano
dc.date.accessioned2025-07-08T11:38:58Z
dc.date.available2025-07-08T11:38:58Z
dc.date.issued2025-07-07
dc.date.submitted2025-04-10
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/14703
dc.descriptionEsta tese vincula-se à linha de pesquisa História e Filosofia da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Sabe-se que a educação é um elemento fundamental para a sociedade. No caso de Kronenthal, atual Vale Real (RS), a educação é destaque pelos altos índices de investimento do município. Diante disso, esta tese partiu do seguinte problema de pesquisa: como se constituiu os percursos de atuação profissional e social de Bernardo Petry e Izabela Petry, dois professores de diferentes gerações, mas ambos atuantes na Educação Pública de Kronenthal/Vale Real (RS), no período que permeia os anos de 1899 a 1996? A fim de responder a esse problema de pesquisa, tem-se como objetivo geral: compreender as atuações e peculiaridades dos sujeitos escolares Bernardo e Izabela Petry, de 1899 a 1996, durante a atuação deles na educação pública de Kronenthal, atual Vale Real (RS), a fim de contar a história deles nessa localidade. Optou-se por compreender a trajetória de Izabela e de seu pai, Bernardo, pois ambos tiveram um papel importante em Kronenthal, atuando como professores e deixando um legado na educação local. Por mais que sejam pai e filha, eles tiveram em situações e condições diferentes: um homem e uma mulher, ambos professores, ocupando, além do espaço da sala de aula, também o espaço na sociedade. Para embasar a escrita sobre Bernardo, parte-se da História Cultural, utilizando como referenciais teóricos Sirinelli (1996), Alves (2019; 2023); e, também, Chartier (2002), para abordar as representações. Já para compor a escrita acerca de Izabela Petry, a pesquisa busca embasamento na história de mulheres, como Perrot (2005; 2006; 2007); Juliá (2001), Viñao Frago (1995), Magalhães (2004), Escolano Benito (2018) e Vidal (2005b; 2006a; 2009), para dissertar acerca das culturas e práticas escolares. A partir da pesquisa, reuniram-se documentos acerca das atuações profissionais dos professores e também documentos relativos à vida social e política deles. Como metodologia, foi adotada a análise documental, apoiado em Cellard (2008), Luchese (2014b), Le Goff (2013), Dubois (1993), Kossoy (1999), uma vez que os documentos constituem parte essencial da história do professor Bernardo Petry. Também se utilizou da metodologia da História oral, uma vez que foram analisadas narrativas de entrevistas com ex-alunos de Izabela. Essa análise foi embasada em Alberti (2013; 2017), Grazziotin e Almeida (2012) e Errante (2000). A partir desta pesquisa, ficou evidente que o professor Bernardo Petry foi um intelectual mediador, em razão de seu engajamento social e educacional e pelo seu percurso profissional e pessoal. Em relação à professora Izabela Petry, deixou um imenso legado a partir de sua atuação tanto como docente quanto como servidora - por conta das novas políticas, teve que deixar de exercer o cargo de professora por não ter formação, e, com isso, passou a atuar como servidora na escola. Apesar disso, mesmo após a morte de seu pai, continuou atuando como líder na sociedade local por ter continuado atuando no ensino, merecendo os devidos reconhecimentos de sua atuação enquanto promotora da Educação Pública. A presente tese demonstrou a importância de uma análise verticalizada sobre dois sujeitos históricos pai e filha, e a partir disso, problematizou o que estava efetivamente imbricado no processo de fazer Educação. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThis thesis in linked to the History and Philosophy of Education research line of the Postgraduate Program in Education at the University of Caxias do Sul (UCS). Is is Known that education is a fundamental element for society. In the case of Kronenthal, now Vale Real (RS), education stands out due to the high levels of investment in the municipality. In view of this, this thesis started from the following research problem: how were the professional and social carreers of Bernardo Petry and Izabela Petry, two teachers from different generations, both working in the Public Education of Kronenthal/Vale Real (RS), formed in the period beween 1899 and 1996? In order to answer this research problem, the general objectives is to understand the actions and peculiarities of the school subjects Bernardo and Izabela Petry, from 1899 to 1996, during their work in the public education system of Kronenthal, now Vale Real (RS), in order to tell their story in this location. We chose to understand the trajectory of Izabela and her father, Bernardo, because both played an important role in Kronenthal, acting as teachers and leaving a legacy in local education. Even though they are father and daughter, they lived in different situations and conditions: a man and a woman, both teachers, occupying, in addition to the classroom space, also the space in society. To support the writing about Bernardo, we start from Cultural History, using as theoretical references Sirinelli (1996), Alves (2019, 2023); and also Chartier (2002), to address the representations. In order to compose the writing about Izabela Petry, the research seeks support in the history of women, such as Perrot (2005, 2006, 2007); Juliá (2001), Viñao Frago (1995), Magalhães (2004), Escolano Benito (2018) and Vidal (2005b, 2006a, 2009); to discuss school cultures and practices. Based on the research, documents were gathered about the professional activities of teachers and also documents related to their social and political life. As a methodology, documentary analysis was adopted, supported by Cellard (2008), Luchese (2014b), Le Goff (2013), Dubois (1993), Kossoy (1999), since the documents constitute an essencial part of the history of Professor Bernardo Petry. The oral history methodology was also used, since narratives from interviews with former students of Izabela were analyzed. This analysis was based on Alberti (2013, 2017), Grazziotin and Almeida (2012) and Errante (2000). From this research, it became clear that Professor Bernardo Petry was an intellectual mediator, due to his social and education engagement and his professional and personal path. Regarding Professor Izabela Petry, she left an immense legacy from her work both as a teacher and as a civil servant-due to the new policies, she had to stop working as a teacher because she did not have training, and, therefore, she began workins as a civil servant at the school. Despite this, even after her father's death, she continued to act as a leader in the local society for having continued working in teaching, deserving due recognition for her work as a promoter of Public Education.This thesis demonstrated the importance of a vertical analysis of two historical subjects, father and daughter, and from there, problematized what was effectively intertwined in the process of doing Education. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEducação - História - Vale Real (RS)pt_BR
dc.subjectProfessores - Vale Real (RS)pt_BR
dc.subjectMediadores (Pessoas) - Educaçãopt_BR
dc.subjectMulheres na educação - Vale Real (RS) - Históriapt_BR
dc.subjectEducation - History - Vale Real (Brazil)en
dc.subjectTeachers - Vale Real (Brazil)en
dc.subjectMediators (Persons) - Educationen
dc.subjectWomen in education - Vale Real (Brazil) - Historyen
dc.titleBernardo e Izabela Petry: pai e filha na história da educação pública em Kronenthal/ Vale Real (RS)(1899-1996)pt_BR
dc.typeTesept_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/6671484891157465pt_BR
mtd2-br.author.lattesMELLO, M. F.pt_BR
mtd2-br.program.nameDoutorado Acadêmico em Educaçãopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples