Os círculos de construção de paz como instrumento na prevenção das violências na escola
Date
2025-07-15Author
Delavi, Jozelene
Orientador
Camardelo, Ana maria Paim
Metadata
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A violência, em suas diversas formas, tem sido um desafio persistente na sociedade, que afeta diferentes grupos e contextos, incluindo o ambiente escolar. Este estudo analisa a incidência da violência nas escolas e investiga o uso dos Círculos de Construção de Paz (doravante referidos como CCP) como estratégia de prevenção e mitigação dos conflitos. O problema de pesquisa concentrou-se na identificação e análise de publicações sobre o ambiente escolar, como cartilhas, folders e revistas, relacionadas ao uso dos CCP na Rede Pública Estadual dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, especialmente no ensino fundamental e médio. A pesquisa fundamentou-se em uma abordagem qualitativa, utilizando revisão bibliográfica e análise documental. O aprofundamento teórico resultou dessa imersão na investigação bibliográfica, para a qual foram selecionados textos das bases de dados da CAPES e do Scielo, utilizando as palavras-chave: "Círculo de Construção de Paz", "Violência" e "Violência nas Escolas". Os critérios de seleção incluíram publicações dos últimos cinco anos e referência
direta ao tema. Os resultados apontam que a violência escolar reflete problemas estruturais e culturais mais amplos. Diante desse cenário, os CCP emergem como uma abordagem metodológica promissora para restaurar relações e promover a paz no ambiente escolar. Tal metodologia, baseada no diálogo e na escuta ativa, tem sido documentada em diversas publicações que visam difundir seu potencial na prevenção de conflitos. A pesquisa documental complementou a análise, focando em registros contidos nas publicações sobre ambiente o escolar, além da busca por materiais na internet. O presente estudo está estruturado em dois capítulos principais. O primeiro capítulo, "Violências e Círculos de Construção de Paz no Ambiente Escolar: Fundamentos Teóricos e Abordagens Transformadoras", aborda a tipologia da violência, os conceitos de paz e os fundamentos da Justiça Restaurativa (doravante JR). Para tanto, são mencionados autores como Arendt, Charlot, Abramovay, Galtung, Bauman, Caroline Boys-Watson e Kay Pranis. O segundo capítulo, "Estratégias Educacionais e Recursos Didáticos para a Promoção da Cultura de Paz nas Escolas", analisa materiais didáticos utilizados em escolas públicas e particulares da Região Sul do Brasil, destacando a importância da disseminação dessas iniciativas para a construção de um ambiente educacional mais seguro e humanizado. Como produto técnico desta pesquisa, foi desenvolvido um fôlder digital
explicativo sobre os CCP, visando ampliar o conhecimento acerca dessa metodologia e incentivar sua adoção em mais escolas. Entre as contribuições do estudo, ressalta-se a relevância dos CCP como instrumentos eficazes na promoção da cultura de paz no ambiente escolar e no fortalecimento dos valores humanos. [resumo fornecido pelo autor]