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dc.contributor.advisorCemim, Tânia Maria
dc.contributor.authorPozza, Marjori Moraes
dc.contributor.otherBraun, Karen Cristina Rech
dc.contributor.otherBalico, Luciana Cristina Mancio
dc.date.accessioned2025-07-21T17:28:31Z
dc.date.available2025-07-21T17:28:31Z
dc.date.issued2025-07-04
dc.date.submitted2025-06-23
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/14750
dc.descriptionO trabalho se debruça em estudar crianças no estágio pré-operatório do desenvolvimento cognitivo, que conforme a teoria de Jean Piaget, compreende a faixa etária dos 2 aos 7 anos. Nesta fase, as crianças desenvolvem o pensamento simbólico, a linguagem e a imaginação, mas ainda enfrentam limitações como egocentrismo, irreversibilidade, centração e pensamento transdutivo, o que influencia sua forma de perceber e compreender o mundo. Piaget destaca que o desenvolvimento ocorre de maneira ativa, por meio da interação com o ambiente físico e social. No entanto, o uso excessivo de telas durante esse período crítico pode comprometer esse processo natural. Pesquisas indicam que a exposição prolongada a dispositivos eletrônicos pode afetar negativamente habilidades como atenção, memória, linguagem, funções executivas e interação social. Além disso, a passividade diante das telas pode limitar a criatividade e a construção ativa do conhecimento. Diante disso, é essencial que o uso da tecnologia na infância seja equilibrado com atividades que estimulem o desenvolvimento cognitivo e emocional, como brincadeiras simbólicas, interações sociais e exploração do ambiente real. No método foi utilizado uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre os impactos do uso excessivo de telas no desenvolvimento cognitivo infantil, especialmente no estágio pré-operatório proposto por Piaget. A pesquisa foi conduzida por meio de revisão bibliográfica, utilizando como fontes principais artigos científicos, livros e resumos acadêmicos, com ênfase em autores da área. A apresentação dos artigos utilizados para a análise foi realizada por meio de tabela, facilitando a sistematização e a codificação das informações. A análise dos dados, foi utilizada a técnica de síntese integradora, permitindo uma reflexão crítica e integração dos achados, com o intuito de discutir mais acerca do tema, mas sem pretensão de esgotá-lo. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectCrianças - Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectConstrutivismo (Educação)pt_BR
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.titleUso excessivo de telas na infância: possíveis repercussões no desenvolvimento cognitivopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Psicologiapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2025-07-04


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