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A influência do ambiente físico de trabalho na satisfação dos técnico-administrativos em educação em uma instituição de ensino pública

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Dissertação Rodrigo Tusset.pdf (3.811Mb)
Data
2025-07-29
Autor
Tusset, Rodrigo
Orientador
Vieira, Guilherme Bergmann Borges
Metadata
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Resumo
O ambiente físico de trabalho desempenha um papel importante e as empresas precisam avaliar a satisfação para melhorar o ambiente e, consequentemente, atingir seus objetivos. Inserido nesse contexto, o presente estudo buscou analisar a influência do ambiente físico na satisfação no trabalho dos Técnico-Administrativos em Educação (TAEs) do Campus de Bento Gonçalves do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Para a execução do estudo, empregou-se uma abordagem quantitativa, operacionalizada mediante a aplicação de uma survey junto aos TAEs do referido Campus do IFRS. A análise dos dados foi realizada mediante procedimentos de estatística descritiva e análise de regressão linear múltipla, para avaliar a relação entre os fatores do ambiente físico (variáveis independentes) e a satisfação dos servidores (variável dependente). Os resultados revelaram que a maioria dos TAEs está concentrada nas faixas etárias de 36 a 65 anos, com leve predominância do gênero masculino e alto nível de escolaridade. A análise de regressão múltipla indicou que a satisfação com a iluminação, cores e presença de plantas influencia significativamente a satisfação geral com o ambiente físico (R² = 0,5013), enquanto a satisfação com a iluminação e a percepção de ruídos impactam a satisfação com as condições gerais de trabalho (R² = 0,4150). Os 68 TAEs demonstraram satisfação moderada com a iluminação, ventilação e cores do ambiente, com destaque para a presença de plantas. No entanto, os ruídos foram o fator mais negativamente percebido. A satisfação geral com o ambiente físico foi de 3,43, e a satisfação com as condições gerais de trabalho foi de 3,35. Com base nos resultados, o estudo sugere a necessidade de melhorias no ambiente físico, especialmente em relação à acústica e à redução de ruídos. A pesquisa contribui para a compreensão da importância do ambiente físico no contexto de uma instituição pública de ensino e oferece subsídios para o desenvolvimento de políticas e estratégias de gestão de recursos humanos no Campus, visando promover o bem-estar e a produtividade dos colaboradores. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/14800
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Administração [320]

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