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dc.contributor.advisorVieira, Guilherme Bergmann Borges
dc.contributor.authorTusset, Rodrigo
dc.contributor.otherAguilera, Ricardo Thierry
dc.contributor.otherGiacomello, Cíntia Paese
dc.contributor.otherGonçalves, Roberto Birch
dc.date.accessioned2025-07-29T16:50:26Z
dc.date.available2025-07-29T16:50:26Z
dc.date.issued2025-07-29
dc.date.submitted2025-06-26
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/14800
dc.descriptionO ambiente físico de trabalho desempenha um papel importante e as empresas precisam avaliar a satisfação para melhorar o ambiente e, consequentemente, atingir seus objetivos. Inserido nesse contexto, o presente estudo buscou analisar a influência do ambiente físico na satisfação no trabalho dos Técnico-Administrativos em Educação (TAEs) do Campus de Bento Gonçalves do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Para a execução do estudo, empregou-se uma abordagem quantitativa, operacionalizada mediante a aplicação de uma survey junto aos TAEs do referido Campus do IFRS. A análise dos dados foi realizada mediante procedimentos de estatística descritiva e análise de regressão linear múltipla, para avaliar a relação entre os fatores do ambiente físico (variáveis independentes) e a satisfação dos servidores (variável dependente). Os resultados revelaram que a maioria dos TAEs está concentrada nas faixas etárias de 36 a 65 anos, com leve predominância do gênero masculino e alto nível de escolaridade. A análise de regressão múltipla indicou que a satisfação com a iluminação, cores e presença de plantas influencia significativamente a satisfação geral com o ambiente físico (R² = 0,5013), enquanto a satisfação com a iluminação e a percepção de ruídos impactam a satisfação com as condições gerais de trabalho (R² = 0,4150). Os 68 TAEs demonstraram satisfação moderada com a iluminação, ventilação e cores do ambiente, com destaque para a presença de plantas. No entanto, os ruídos foram o fator mais negativamente percebido. A satisfação geral com o ambiente físico foi de 3,43, e a satisfação com as condições gerais de trabalho foi de 3,35. Com base nos resultados, o estudo sugere a necessidade de melhorias no ambiente físico, especialmente em relação à acústica e à redução de ruídos. A pesquisa contribui para a compreensão da importância do ambiente físico no contexto de uma instituição pública de ensino e oferece subsídios para o desenvolvimento de políticas e estratégias de gestão de recursos humanos no Campus, visando promover o bem-estar e a produtividade dos colaboradores. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThe physical work environment plays an important role and companies need to evaluate satisfaction in order to improve the environment and, consequently, achieve their objectives. Inserted in this context, the present study aimed to analyze the influence of the physical environment on job satisfaction of the Technical-Administrative in Education staff (TAEs) at the Bento Gonçalves Campus of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul (IFRS). To carry out the study, a quantitative approach was used, operationalized through the application of a survey with the TAEs of the aforementioned IFRS Campus. Data analysis was carried out using descriptive statistical procedures and multiple linear regression analysis, to evaluate the relationship between the factors of the physical environment (independent variables) and employee satisfaction (dependent variable). The results revealed that the majority of TAEs are in the age range of 36 to 65 years, with a slight predominance of the male gender and a high level of education. The multiple regression analysis indicated that satisfaction with lighting, colors, and the presence of plants significantly influences overall satisfaction with the physical environment (R² = 0.5013), while satisfaction with lighting and the perception of noise impact satisfaction with general working conditions (R² = 0.4150). The 68 TAEs demonstrated moderate satisfaction with lighting, ventilation, and colors of the environment, with emphasis on the presence of plants. However, noise was the most negatively perceived factor. Overall satisfaction with the physical environment was 3.43, and satisfaction with general working conditions was 3.35. Based on the results, the study suggests the need for improvements in the physical environment, especially regarding acoustics and noise reduction. The research contributes to the understanding of the importance of the physical environment in the context of a public educational institution and offers support for the development of human resource management policies and strategies on campus, aiming to promote employee well-being and productivity. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectAmbiente de trabalhopt_BR
dc.subjectSatisfação no trabalhopt_BR
dc.subjectServidores públicos - Educaçãopt_BR
dc.subjectEscolas - Organização e administraçãopt_BR
dc.subjectManagementen
dc.subjectWork environmenten
dc.subjectJob satisfactionen
dc.subjectPublic officers - Educationen
dc.subjectSchools - Organization and administrationen
dc.titleA influência do ambiente físico de trabalho na satisfação dos técnico-administrativos em educação em uma instituição de ensino públicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttps://lattes.cnpq.br/5228182514080347pt_BR
mtd2-br.author.lattesTUSSET, R.pt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Acadêmico em Administraçãopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário da Região dos Vinhedospt_BR
local.data.embargo2025-07-28


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