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dc.contributor.advisorXerri, Eliana Gasparini
dc.contributor.authorScarmim, Maicon
dc.contributor.otherLucas, João Ignácio Pires
dc.contributor.otherPereira, Nilton Mullet
dc.date.accessioned2025-08-12T11:31:46Z
dc.date.available2025-08-12T11:31:46Z
dc.date.issued2025-07-31
dc.date.submitted2025-05-28
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/14830
dc.descriptionA presente dissertação aborda a interrelação entre Ensino de História, o uso do jogo RPG (Role-Playing Game) e o autoritarismo no contexto histórico do século XX. O trabalho faz parte do Programa de Pós-graduação em História da Universidade de Caxias do Sul - Mestrado Profissional em História, tendo como linha de pesquisa as Linguagens e Cultura no Ensino de História. O estudo partiu de uma problemática cotidiana, percebida no contexto escolar buscando responder: de que forma um jogo de RPG sobre o autoritarismo na Segunda Guerra Mundial pode auxiliar na construção da Consciência Histórica no Ensino Fundamental e Médio. Tem como objetivo contribuir, através do Ensino de História, para a promoção de práticas docentes voltadas para a construção da Consciência Histórica; fazer um breve levantamento sobre a Segunda Guerra Mundial, relacionando a intolerância presente em movimentos autoritários do período com acontecimentos recentes; definir os principais aspectos do autoritarismo; demonstrar a potencialidade presente nos jogos de RPG para auxiliar no processo de ensino aprendizagem e, por fim, a elaboração do jogo de RPG sobre os campos de concentração. Através de pesquisa bibliográfica, essa pesquisa é qualitativa ao analisar diversos artigos, livros e dissertações. O produto final pode ser aplicado nas Séries Finais e Ensino Médio, ainda que a presente proposta não tenha sido posta em prática em uma sala de aula real. Assim, se busca potencializar o trabalho do professor que, a partir dos conhecimentos e experiências vivenciadas nessa iniciativa, abordaria a temática na sala de aula com possibilidades ampliadas. O RPG analisa conceitos, apresenta cenários reais/fictícios que potencializam o aprendizado de diversos momentos abordados nas aulas de História. Os resultados obtidos sinalizam que convergem para um trabalho pedagógico em consonância com o contexto da comunidade escolar, ampliando as possibilidades significativas de construção dos saberes históricos a partir de uma visão crítica, criativa e reflexiva voltada à compreensão de temas sensíveis e permanentes como o autoritarismo, nesse sentido, a promoção de reflexões sobre ensino de história, História, Consciência Histórica, autoritarismo e RPG. Por fim, cabe destacar a certeza de que o estudo não é conclusivo e possibilita novas abordagens. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation addresses the interrelation between History Teaching, the use of RPG (Role-Playing Game), and authoritarianism in the historical context of the 20th century. The work is part of the Postgraduate Program in History at the University of Caxias do Sul - Professional Master's in History, with its research focus on Languages and Culture in History Teaching. The study originated from an everyday issue observed in the school context, aiming to answer: how can an RPG game about authoritarianism in World War II help build Historical Awareness through RPG in elementary and high school education? It seeks to contribute, through History Teaching, by promoting teaching practices aimed at building historical awareness; providing a brief overview of World War II, relating the intolerance present in authoritarian movements of the period with recent events; defining the main aspects of authoritarianism; demonstrate the potential of RPG games to assist in the teaching-learning process, and finally, developing an RPG game about concentration camps. Through bibliographic research, this study is qualitative as it analyzes various articles, books, and dissertations. The final product can be applied in the final years of elementary education and high school, even though this proposal has not yet been implemented in a real classroom setting. Therefore, the aim is to enhance the teacher's work, who, based on the knowledge and experiences gained from this initiative, would address the topic in the classroom with expanded possibilities. The RPG examines concepts and presents real/fictional scenarios that enhance the learning of various moments discussed in History lessons. The obtained results indicate a convergence towards pedagogical work in line with the school community context, broadening the meaningful possibilities for constructing historical knowledge with a critical, creative, and reflective view focused on understanding sensitive and enduring themes such as authoritarianism. In this sense, it promotes reflections on history teaching, History, historical awareness, authoritarianism, and RPG. Lastly, it is worth emphasizing that this study is not conclusive and opens doors for new approaches. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectHistória - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectJogos de fantasiapt_BR
dc.subjectAutoritarismopt_BR
dc.subjectHistory - Study and teachingen
dc.subjectFantasy gamesen
dc.subjectAuthoritarianismen
dc.titleO uso de logos RPG para o desenvolvimento da consciência histórica: compreender e evitar o autoritarismopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/2556849872405562pt_BR
mtd2-br.author.lattesSCARMIM, M.pt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Profissional em Históriapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2025-07-30


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