Show simple item record

dc.contributor.advisorTumelero, Nívia
dc.contributor.authorBrufatto, Lucas Nicolini
dc.contributor.otherReginato, Carlos Eduardo Roehe
dc.contributor.otherPerini, Rafael de Lucena
dc.date.accessioned2025-09-01T12:55:37Z
dc.date.available2025-09-01T12:55:37Z
dc.date.issued2025-07-19
dc.date.submitted2025-06-26
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/14877
dc.descriptionO presente trabalho teve como objetivo analisar a viabilidade de um modelo de negócios de gestão de vendas no marketplace da Amazon dos Estados Unidos integrado a serviços logísticos que apoiam essa operação, com foco em atender organizações brasileiras. A partir da hipótese de que empresas pequenas e médias possuem interesse, mas enfrentam dificuldades em suas iniciativas de venda online internacional, a proposta de valor do negócio foi explorada através de uma revisão bibliográfica dos principais tópicos relacionados ao tema e aprofundada utilizando as ferramentas Canvas, matriz SWOT e da montagem de um mínimo produto viável. Para complementar a análise com dados do mercado, foi elaborada uma pesquisa qualitativa exploratória com três empresas que possuíam experiências prévias com exportação e interesse no canal de vendas digitais. Também foi executada uma pesquisa quantitativa descritiva de dados secundários, na qual foram identificadas informações relevantes de categorias de produtos vendidos na Amazon. Adicionalmente, foram detalhados aspectos da empresa e estruturados planos de ação nas esferas mercadológicas, operacionais e de gestão de pessoas. Para a dimensão financeira também foram analisados os indicadores financeiros gerados pela projeção de cenários de venda realistas, otimistas e pessimistas, com a posterior criação de um planejamento de contingências para cada um deles. Os resultados indicam que o modelo de negócio tem fundamento nos aspectos da demanda de seus clientes e da implantação de sua operação, além de obter retornos positivos no longo prazo, mesmo em projeções de cenários não favoráveis, contribuindo para confirmação de sua viabilidade. Apesar disso, está suscetível a riscos relativos à natureza de sua operação que devem ser levados em consideração. A contribuição desse trabalho tem relevância para os campos de gestão de empresas e empreendedorismo, com foco nas áreas de exportação, marketing digital e logística. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectComércio eletrônico - Estados Unidospt_BR
dc.subjectNegócios - Administraçãopt_BR
dc.subjectExportaçãopt_BR
dc.subjectLogísticapt_BR
dc.subjectAmazon.com (Empresa)pt_BR
dc.titleAnálise da viabilidade de um modelo de negócio de serviços para a venda de produtos brasileiros na Amazon dos EUApt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Administraçãopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário da Região dos Vinhedospt_BR
local.data.embargo2025-07-21


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record