Hipótese Sapir-Whorf (ou hipótese do relativismo linguístico) no ensino de línguas estrangeiras : possibilidades pedagógicas
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Data
2025-08-30Autor
Tomazzoni, Daniel
Orientador
Niederauer, Carina Maria Melchiors
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Esta dissertação investiga as contribuições da hipótese Sapir-Whorf, ou hipótese do Relativismo Linguístico, para o ensino de línguas estrangeiras, com foco em suas possibilidades pedagógicas. Fundamentado na perspectiva da Antropologia
Linguística, o estudo explora como diferentes aspectos linguísticos, tais como, tempo verbal e gênero, entre outros influenciam a percepção de aspectos culturais na aprendizagem de uma língua estrangeira, destacando a interdependência entre linguagem, cultura e pensamento. A pesquisa realiza uma revisão teórica sobre o Relativismo Linguístico, discute práticas tradicionais e inovadoras no ensino de línguas no Brasil e propõe recomendações pedagógicas que valorizem a competência
intercultural e a autonomia docente. A análise evidencia que a integração entre linguagem e cultura é indispensável para promover uma aprendizagem significativa, superando os limites de metodologias baseadas exclusivamente em gramática e
tradução. Conclui-se que o reconhecimento da influência cultural na linguagem pode enriquecer as práticas pedagógicas, tornando o ensino de línguas estrangeiras mais inclusivo, crítico e efetivo. [resumo fornecido pelo autor]