• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Letras
  • Mestrado Acadêmico em Letras e Cultura
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Letras
  • Mestrado Acadêmico em Letras e Cultura
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Hipótese Sapir-Whorf (ou hipótese do relativismo linguístico) no ensino de línguas estrangeiras : possibilidades pedagógicas

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação Daniel Tomazzoni.pdf (1.148Mb)
Data
2025-08-30
Autor
Tomazzoni, Daniel
Orientador
Niederauer, Carina Maria Melchiors
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Esta dissertação investiga as contribuições da hipótese Sapir-Whorf, ou hipótese do Relativismo Linguístico, para o ensino de línguas estrangeiras, com foco em suas possibilidades pedagógicas. Fundamentado na perspectiva da Antropologia Linguística, o estudo explora como diferentes aspectos linguísticos, tais como, tempo verbal e gênero, entre outros influenciam a percepção de aspectos culturais na aprendizagem de uma língua estrangeira, destacando a interdependência entre linguagem, cultura e pensamento. A pesquisa realiza uma revisão teórica sobre o Relativismo Linguístico, discute práticas tradicionais e inovadoras no ensino de línguas no Brasil e propõe recomendações pedagógicas que valorizem a competência intercultural e a autonomia docente. A análise evidencia que a integração entre linguagem e cultura é indispensável para promover uma aprendizagem significativa, superando os limites de metodologias baseadas exclusivamente em gramática e tradução. Conclui-se que o reconhecimento da influência cultural na linguagem pode enriquecer as práticas pedagógicas, tornando o ensino de línguas estrangeiras mais inclusivo, crítico e efetivo. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/14880
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Letras e Cultura [215]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV