dc.contributor.advisor | Niederauer, Carina Maria Melchiors | |
dc.contributor.author | Tomazzoni, Daniel | |
dc.contributor.other | Vanin, Aline Aver | |
dc.contributor.other | Stefani, Jaqueline | |
dc.contributor.other | Fadanelli, Sabrina Bonqueves | |
dc.date.accessioned | 2025-09-02T11:49:00Z | |
dc.date.available | 2025-09-02T11:49:00Z | |
dc.date.issued | 2025-08-30 | |
dc.date.submitted | 2025-06-26 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/14880 | |
dc.description | Esta dissertação investiga as contribuições da hipótese Sapir-Whorf, ou hipótese do Relativismo Linguístico, para o ensino de línguas estrangeiras, com foco em suas possibilidades pedagógicas. Fundamentado na perspectiva da Antropologia
Linguística, o estudo explora como diferentes aspectos linguísticos, tais como, tempo verbal e gênero, entre outros influenciam a percepção de aspectos culturais na aprendizagem de uma língua estrangeira, destacando a interdependência entre linguagem, cultura e pensamento. A pesquisa realiza uma revisão teórica sobre o Relativismo Linguístico, discute práticas tradicionais e inovadoras no ensino de línguas no Brasil e propõe recomendações pedagógicas que valorizem a competência
intercultural e a autonomia docente. A análise evidencia que a integração entre linguagem e cultura é indispensável para promover uma aprendizagem significativa, superando os limites de metodologias baseadas exclusivamente em gramática e
tradução. Conclui-se que o reconhecimento da influência cultural na linguagem pode enriquecer as práticas pedagógicas, tornando o ensino de línguas estrangeiras mais inclusivo, crítico e efetivo. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.description.abstract | This dissertation investigates the contributions of the Sapir-Whorf hypothesis, or Linguistic Relativism hypothesis, to foreign language teaching, focusing on its pedagogical possibilities. Based on the perspective of Linguistic Anthropology, the study explores how different linguistic aspects influence the perception of cultural aspects in foreign language learning, highlighting the interdependence between language, culture and thought. The research carries out a theoretical review of Linguistic Relativism, discusses traditional and innovative practices in language teaching in Brazil and proposes pedagogical recommendations that value intercultural competence and teacher autonomy. The analysis shows that the integration of language and culture is essential to promote meaningful learning, overcoming the limits of methodologies based exclusively on grammar and translation. It is concluded that the recognition of cultural influence on language can enrich pedagogical practices, making foreign language teaching more inclusive, critical and effective. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.language.iso | en | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Sapir-Whorf, Hipótese de | pt_BR |
dc.subject | Antropologia linguística | pt_BR |
dc.subject | Linguagem e línguas - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Língua inglesa - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Sapir-Whorf hypothesis | en |
dc.subject | Anthropological linguistics | en |
dc.subject | Language and languages - Study and teaching | en |
dc.subject | English language - Study and teaching | en |
dc.title | Hipótese Sapir-Whorf (ou hipótese do relativismo linguístico) no ensino de línguas estrangeiras : possibilidades pedagógicas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | https://lattes.cnpq.br/4961963849551983 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | TOMAZZONI, D. | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Mestrado Acadêmico em Letras e Cultura | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |