Show simple item record

dc.contributor.advisorNiederauer, Carina Maria Melchiors
dc.contributor.authorTomazzoni, Daniel
dc.contributor.otherVanin, Aline Aver
dc.contributor.otherStefani, Jaqueline
dc.contributor.otherFadanelli, Sabrina Bonqueves
dc.date.accessioned2025-09-02T11:49:00Z
dc.date.available2025-09-02T11:49:00Z
dc.date.issued2025-08-30
dc.date.submitted2025-06-26
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/14880
dc.descriptionEsta dissertação investiga as contribuições da hipótese Sapir-Whorf, ou hipótese do Relativismo Linguístico, para o ensino de línguas estrangeiras, com foco em suas possibilidades pedagógicas. Fundamentado na perspectiva da Antropologia Linguística, o estudo explora como diferentes aspectos linguísticos, tais como, tempo verbal e gênero, entre outros influenciam a percepção de aspectos culturais na aprendizagem de uma língua estrangeira, destacando a interdependência entre linguagem, cultura e pensamento. A pesquisa realiza uma revisão teórica sobre o Relativismo Linguístico, discute práticas tradicionais e inovadoras no ensino de línguas no Brasil e propõe recomendações pedagógicas que valorizem a competência intercultural e a autonomia docente. A análise evidencia que a integração entre linguagem e cultura é indispensável para promover uma aprendizagem significativa, superando os limites de metodologias baseadas exclusivamente em gramática e tradução. Conclui-se que o reconhecimento da influência cultural na linguagem pode enriquecer as práticas pedagógicas, tornando o ensino de línguas estrangeiras mais inclusivo, crítico e efetivo. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation investigates the contributions of the Sapir-Whorf hypothesis, or Linguistic Relativism hypothesis, to foreign language teaching, focusing on its pedagogical possibilities. Based on the perspective of Linguistic Anthropology, the study explores how different linguistic aspects influence the perception of cultural aspects in foreign language learning, highlighting the interdependence between language, culture and thought. The research carries out a theoretical review of Linguistic Relativism, discusses traditional and innovative practices in language teaching in Brazil and proposes pedagogical recommendations that value intercultural competence and teacher autonomy. The analysis shows that the integration of language and culture is essential to promote meaningful learning, overcoming the limits of methodologies based exclusively on grammar and translation. It is concluded that the recognition of cultural influence on language can enrich pedagogical practices, making foreign language teaching more inclusive, critical and effective. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectSapir-Whorf, Hipótese dept_BR
dc.subjectAntropologia linguísticapt_BR
dc.subjectLinguagem e línguas - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLíngua inglesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectSapir-Whorf hypothesisen
dc.subjectAnthropological linguisticsen
dc.subjectLanguage and languages - Study and teachingen
dc.subjectEnglish language - Study and teachingen
dc.titleHipótese Sapir-Whorf (ou hipótese do relativismo linguístico) no ensino de línguas estrangeiras : possibilidades pedagógicaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttps://lattes.cnpq.br/4961963849551983pt_BR
mtd2-br.author.lattesTOMAZZONI, D.pt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Acadêmico em Letras e Culturapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record