Um objeto de aprendizagem com interação multimodal em um ambiente de realidade aumentada
Resumen
Esse trabalho apresenta um breve histórico sobre Realidade Aumentada e os principais conceitos da área, bem como exemplos de aplicações nas diversas áreas de conhecimento onde ela pode ser utilizada. É apresentado também um estudo mais aprofundado sobre as formas de interação que a Realidade Aumentada proporciona, além dos dispositivos que podem ser utilizados. Foi desenvolvida também uma pesquisa para definir o que são Objetos de Aprendizagem, apresentando definições e as suas principais características. São apresentados os modelos de referência, e é feito um comparativo entre esses modelos de referência. Além disso são apresentados exemplos de Objetos de Aprendizagem, e por se tratar de uma pesquisa interdisciplinar sobre Realidade Aumentada e Objetos de Aprendizagem, esses exemplos utilizam técnicas de Realidade Aumentada. Com base nessa fundamentação teórica, é apresentada uma proposta de desenvolvimento de um Objeto de Aprendizagem. Esse Objeto de Aprendizagem irá utilizar técnicas de Realidade Aumentada e interfaces multimodais, a fim de proporcionar aos usuários uma nova forma de interação em ambientes 3D. O software será desenvolvido utilizando diversas tecnologias, tais como ARToolKit Plus, Linguagem C#, reconhecimento de voz (sic).