Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorXerri, Eliana Gasparini
dc.contributor.authorFrança, Suelen Patrícia
dc.contributor.otherLia, Cristiane Fortes
dc.contributor.otherSchell, Deise Cristina
dc.date.accessioned2025-09-25T11:07:23Z
dc.date.available2025-09-25T11:07:23Z
dc.date.issued2025-09-23
dc.date.submitted2025-08-05
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/14940
dc.descriptionEsta dissertação investiga os cadernos de receitas manuscritos como documentos históricos, culturais e afetivos, com foco em exemplares produzidos por mulheres de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. Por meio da análise desses manuscritos e da realização de entrevistas com suas autoras, a pesquisa busca compreender como esses registros se constituem em fontes de memória, identidade feminina e preservação de tradições alimentares locais. A metodologia adotada fundamenta-se na história oral e na perspectiva da história cultural, dialogando com autores como Jacques Le Goff, Maurice Halbwachs, Michel de Certeau, Peter Burke e Eric Hobsbawm. Os cadernos revelam-se como repositórios de saberes culinários, afetos e práticas sociais, ultrapassando sua função utilitária para se tornarem arquivos pessoais que testemunham experiências cotidianas e modos de ser. A dissertação também evidencia como a tradição doceira, a religiosidade, os rituais familiares e os saberes femininos são transmitidos entre gerações, muitas vezes de maneira silenciosa, por meio da escrita e da oralidade. Ao valorizar esses registros, o trabalho contribui para o reconhecimento dos cadernos de receitas como patrimônio imaterial e expressão legítima da cultura popular, destacando a relevância das mulheres enquanto protagonistas na construção e manutenção da memória culinária local. Como produto social vinculado ao mestrado profissional, foi elaborado um roteiro pedagógico destinado ao ensino fundamental, intitulado Comer, Conhecer, Cozinhar: o que a comida conta pra gente? Com o objetivo de fomentar o reconhecimento da comida como prática cultural e incentivar os alunos a refletirem sobre a história, o caminho que os alimentos percorrem até chegar ao prato e a sua origem, vinculando esses aspectos aos saberes familiares. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation investigates handwritten recipe notebooks as historical, cultural, and affective documents, focusing on examples produced by women from Caxias do Sul, in the state of Rio Grande do Sul, Brazil. Through the analysis of these manuscripts and interviews with their authors, the research seeks to understand how these records constitute sources of memory, female identity, and the preservation of local food traditions. The methodology is based on oral history and the perspective of cultural history, dialoguing with authors such as Jacques Le Goff, Maurice Halbwachs, Michel de Certeau, Peter Burke, and Eric Hobsbawm. The notebooks emerge as repositories of culinary knowledge, affections, and social practices, surpassing their utilitarian function to become personal archives that bear witness to everyday experiences and ways of being. The dissertation also highlights how confectionery traditions, religiosity, family rituals, and women?s knowledge are transmitted across generations, often silently, through writing and orality. By valuing these records, the study contributes to the recognition of recipe notebooks as intangible heritage and a legitimate expression of popular culture, emphasizing the role of women as protagonists in the construction and maintenance of local culinary memory. As the social product of this professional master's degree, a pedagogical guide for elementary school students was developed, entitled Comer, Conhecer, Cozinhar: o que a comida conta pra gente ("Eat, Learn, Cook: what food tells us"), with the aim of fostering the recognition of food as a cultural practice and encouraging students to reflect on history, the path food takes to reach our plate, and its origins, linking these aspects to family knowledge. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectHistória - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectCulináriapt_BR
dc.subjectHistory - Study and teachingen
dc.subjectMemoryen
dc.subjectCookeryen
dc.titleAs histórias que os livros de receitas contam: uma análise de manuscritos de Caxias do Sulpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/2534212196078824pt_BR
mtd2-br.author.lattesFRANÇA, S. P.pt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Profissional em Históriapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2025-09-22


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples