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dc.contributor.advisorVieira, Gisele Anália Nogueira
dc.contributor.authorBossardi, Talitha
dc.contributor.otherSilva, Mauro Amâncio da
dc.date.accessioned2025-09-26T11:54:28Z
dc.date.available2025-09-26T11:54:28Z
dc.date.issued2025-09-16
dc.date.submitted2025-07-04
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/14945
dc.descriptionEste estudo investigou os efeitos da prática da dança associada à Metodologia Montessori no desenvolvimento motor de crianças de 4 a 7 anos. O objetivo foi relacionar o ensino da dança e suas vivências à abordagem montessoriana, buscando ampliar o repertório motor e promover maior independência nos movimentos durante o estágio inicial do desenvolvimento infantil. A pesquisa foi quantitativa, exploratória, observacional, descritiva e transversal, com aplicação dos testes de desenvolvimento motor de Rosa Neto e do TGMD-2 em dois momentos distintos: antes e após oito semanas de intervenção. Participaram dez crianças, divididas entre uma turma com abordagem montessoriana e outra com metodologia tradicional de jazz. Os dados foram organizados em banco digital e analisados com base nas tabelas de ambos os testes, sendo apresentados em gráfico radar. Os resultados mostraram que o grupo Montessori apresentou avanços significativos em equilíbrio, lateralidade e autonomia, enquanto o grupo tradicional teve evolução mais limitada. Os achados sugerem que ambientes que valorizam a autonomia e a experimentação favorecem o desenvolvimento motor e socioemocional na infância. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThis study investigated the effects of dance practice associated with the Montessori Method on the motor development of children aged 4 to 7. The objective was to relate dance teaching and its experiences to the Montessori approach, aiming to expand the motor repertoire and promote greater independence of movements during the early stage of child development. The research was quantitative, exploratory, observational, descriptive, and cross-sectional, with the application of the Rosa Neto and TGMD-2 motor development tests at two distinct moments: before and after eight weeks of intervention. Ten children participated, divided between a group with a Montessori-based approach and another with a traditional jazz methodology. The data were organized in a digital database and analyzed based on the tables of both tests, being presented in a radar chart. The results showed that the Montessori group presented significant improvements in balance, laterality, and autonomy, while the traditional group showed more limited development. The findings suggested that environments that valued autonomy and experimentation favored motor and socio-emotional development in early childhood. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectDança para criançaspt_BR
dc.subjectMontessori, Método de educaçãopt_BR
dc.subjectCapacidade motora em criançaspt_BR
dc.titleAvaliação do desenvolvimento motor relacionado a metodologia Montessori e a dança em criançaspt_BR
dc.typeArtigopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Educação Físicapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR


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