Avaliação do desenvolvimento motor relacionado a metodologia Montessori e a dança em crianças

Visualizar/ Abrir
Data
2025-09-16Autor
Bossardi, Talitha
Orientador
Vieira, Gisele Anália Nogueira
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este estudo investigou os efeitos da prática da dança associada à Metodologia Montessori no desenvolvimento motor de crianças de 4 a 7 anos. O objetivo foi relacionar o ensino da dança e suas vivências à abordagem montessoriana, buscando ampliar o repertório motor e promover maior independência nos movimentos durante o estágio inicial do desenvolvimento infantil. A pesquisa foi quantitativa, exploratória, observacional, descritiva e transversal, com aplicação dos testes de desenvolvimento motor de Rosa Neto e do TGMD-2 em dois momentos distintos: antes e após oito semanas de intervenção. Participaram dez crianças, divididas entre uma turma com abordagem montessoriana e outra com metodologia tradicional de jazz. Os dados foram organizados em banco digital e analisados com base nas tabelas de ambos os testes, sendo apresentados em gráfico radar. Os resultados mostraram que o grupo Montessori apresentou avanços significativos em equilíbrio, lateralidade e autonomia, enquanto o grupo tradicional teve evolução mais limitada. Os achados sugerem que ambientes que valorizam a autonomia e a experimentação favorecem o desenvolvimento motor e socioemocional na infância. [resumo fornecido pelo autor]