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Avaliação do desenvolvimento motor relacionado a metodologia Montessori e a dança em crianças
dc.contributor.advisor | Vieira, Gisele Anália Nogueira | |
dc.contributor.author | Bossardi, Talitha | |
dc.contributor.other | Silva, Mauro Amâncio da | |
dc.date.accessioned | 2025-09-26T11:54:28Z | |
dc.date.available | 2025-09-26T11:54:28Z | |
dc.date.issued | 2025-09-16 | |
dc.date.submitted | 2025-07-04 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/14945 | |
dc.description | Este estudo investigou os efeitos da prática da dança associada à Metodologia Montessori no desenvolvimento motor de crianças de 4 a 7 anos. O objetivo foi relacionar o ensino da dança e suas vivências à abordagem montessoriana, buscando ampliar o repertório motor e promover maior independência nos movimentos durante o estágio inicial do desenvolvimento infantil. A pesquisa foi quantitativa, exploratória, observacional, descritiva e transversal, com aplicação dos testes de desenvolvimento motor de Rosa Neto e do TGMD-2 em dois momentos distintos: antes e após oito semanas de intervenção. Participaram dez crianças, divididas entre uma turma com abordagem montessoriana e outra com metodologia tradicional de jazz. Os dados foram organizados em banco digital e analisados com base nas tabelas de ambos os testes, sendo apresentados em gráfico radar. Os resultados mostraram que o grupo Montessori apresentou avanços significativos em equilíbrio, lateralidade e autonomia, enquanto o grupo tradicional teve evolução mais limitada. Os achados sugerem que ambientes que valorizam a autonomia e a experimentação favorecem o desenvolvimento motor e socioemocional na infância. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.description.abstract | This study investigated the effects of dance practice associated with the Montessori Method on the motor development of children aged 4 to 7. The objective was to relate dance teaching and its experiences to the Montessori approach, aiming to expand the motor repertoire and promote greater independence of movements during the early stage of child development. The research was quantitative, exploratory, observational, descriptive, and cross-sectional, with the application of the Rosa Neto and TGMD-2 motor development tests at two distinct moments: before and after eight weeks of intervention. Ten children participated, divided between a group with a Montessori-based approach and another with a traditional jazz methodology. The data were organized in a digital database and analyzed based on the tables of both tests, being presented in a radar chart. The results showed that the Montessori group presented significant improvements in balance, laterality, and autonomy, while the traditional group showed more limited development. The findings suggested that environments that valued autonomy and experimentation favored motor and socio-emotional development in early childhood. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Dança para crianças | pt_BR |
dc.subject | Montessori, Método de educação | pt_BR |
dc.subject | Capacidade motora em crianças | pt_BR |
dc.title | Avaliação do desenvolvimento motor relacionado a metodologia Montessori e a dança em crianças | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Bacharelado em Educação Física | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |