Show simple item record

dc.contributor.advisorNiederauer, Carina Maria Melchiors
dc.contributor.authorRodrigues, Larissa Gabriela
dc.contributor.otherStrohschoen, Andreia Aparecida Guimarães
dc.contributor.otherChiapinotto, Diego
dc.contributor.otherStefani, Jaqueline
dc.date.accessioned2025-09-30T15:10:42Z
dc.date.available2025-09-30T15:10:42Z
dc.date.issued2025-09-30
dc.date.submitted2025-08-07
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/14956
dc.descriptionEsta dissertação tem por objetivo analisar se as atividades de produção escrita do livro didático Aprender Juntos 3 de Silva C. e Silva E. (2021), destinado ao terceiro ano do ensino fundamental, contemplam as habilidades previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC, Brasil, 2017), em especial no que tange à produção de gêneros textuais. Para isso, faz-se uma retomada do percurso histórico da BNCC, considerando seus fundamentos, inclusive, em documentos internacionais, como é o caso do relatório DELORS (2010), observando como o documento pode ter influenciado a Base no estabelecimento de seus princípios básicos. Além disso, a BNCC (Brasil, 2017) é examinada no que diz respeito ao ensino de língua portuguesa, com ênfase no eixo de produção textual. Posteriormente, é analisada a concepção de Perrenoud (1999), referente a competências e habilidades. Apresenta-se também as habilidades referentes à produção de texto no terceiro ano do ensino fundamental. Quanto ao ensino de gêneros textuais, estes são abordados por meio dos ensinamentos da escola de Genebra, em especial, de Bronckart (2006) e Dolz e Schneuwly (2004), que defendem que gêneros são instrumentos para mudança de comportamento, podendo ser aprendidos por meio de sequências didáticas. Além disso, verificou-se que o modelo espiral, utilizado pela BNCC (Brasil, 2017), corresponde, em parte, ao modelo espiral de distribuição de gêneros proposto por Dolz e Schneuwly (2004). Além disso, os blocos de habilidades organizam-se de maneira semelhante ao folhado textual de Bronckart (2006). Também é objeto do nosso estudo a escrita, por meio da qual os estudantes constróem repertório habilitando-os a reconhecer diferentes gêneros textuais e realizar produções textuais mais próximas da escrita formal em seus primeiros textos. Por fim, a obra Aprender Juntos 3 de Silva C. e Silva E. (2021) é analisada, verificando se suas atividades de produção textual atendem ao que é proposto pela BNCC (Brasil, 2017). A obra apresenta uma abordagem espiral mitigada em relação aos gêneros, não apresentando linearidade na apresentação dos gêneros. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation aims to analyze whether the written production activities of the textbook Aprender Juntos 3 by Silva C. and Silva E. (2021), intended for the 3rd year of elementary school, contemplates the skills provided by the National Common Curriculum Base (BNCC, Brasil, 2017), especially with regard to the production of textual genres. To this end, we review the historical path of the BNCC (Brasil, 2017), considering its foundations, including international documents, such as Delors (2010) report, observing how the document may have influenced the base in establishing its basic principles. Furthermore, the BNCC (Brasil, 2017) is examined with regard to the teaching of the portuguese language, with an emphasis on the axis of textual production. Subsequently Perrenoud (1999) conception of competence and skills is analyzed. This text also presents the writing skills expected in the 3rd year of elementary education. As for the teaching of textual genres, these are approached through the principles of the Genebra school, particularly Bronckart (2006) and Dolz and Schneuwly (2004) who advocate that genres serve as instruments for behavioral change and can be acquired through didactic sequences. Furthermore, it was observed that the spiral model adapted by BNCC (Brasil, 2017) partially aligns with the spiral model of genre distribution proposed by Dolz and Schneuwly (2004) besides, the skill blocks are organized in a manner similar to Bronckart (2006). Also, included in our study is writing itself, through which students build their repertoire, enabling them to recognize different textual genres and produce written texts that approximate formal writing in their early compositions. Finally, the textbook Aprender Juntos 3 by Silva C.and Silva E. (2021) is analyzed to determine whether its writing activities meet the requirements set what it is proposed by BNCC (Brasil, 2017). The textbook presents a mitigated spiral approach regarding genres, lacking linearity in the presentation of textual genres. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Escrita - Estudo e ensino (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Análise do discursopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectPortuguese language - Writing - Study and teaching (Teaching)en
dc.subjectPortuguese language - Discourse analysisen
dc.subjectStudent teachingen
dc.subjectLearningen
dc.subjectTextbooksen
dc.subjectNational Common Curricular Baseen
dc.titlePropostas de produção escrita em um livro didático de língua portuguesa, destinado ao terceiro ano do ensino fundamental, e suas relações com as habilidades de produção escrita na BNCCpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/8696063022569204pt_BR
mtd2-br.author.lattesRODRIGUES, L. G.pt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Acadêmico em Letras e Culturapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Vacariapt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record