Mostrar el registro sencillo del ítem
Fair Winds: design especulativo e concept art na criação de experiências contemplativas em jogos digitais
dc.contributor.advisor | Trajano, Júlio Cezar Colbeich | |
dc.contributor.author | Pedron, Ludovico Coser | |
dc.contributor.other | Fardo, Marcelo Luís | |
dc.contributor.other | Vieira, Gabriel Bergmann Borges | |
dc.date.accessioned | 2025-10-08T11:43:14Z | |
dc.date.available | 2025-10-08T11:43:14Z | |
dc.date.issued | 2025-07-31 | |
dc.date.submitted | 2024-12-11 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/14997 | |
dc.description | Atualmente, a velocidade da sociedade parece acelerada, com o cotidiano constantemente corrido, o ser humano tenta ao máximo aproveitar o seu tempo. O qual não deve ser perdido para atividades que não irão enriquecer o sujeito de alguma forma, porém uma das atividades que o atual sujeito de desempenho não percebe que elimina, é a própria contemplação e atenção profunda, onde o mesmo consegue ter um momento de respiro. Com isso, muitos jogos aclamados da última década trouxeram o elemento contemplativo aos jogadores de diferentes formas, e uma delas, aquela que mais chamou a atenção, foram às atividades contemplativas semelhantes à realidade e que tivessem um toque mais humano, servindo de escapismo para o jogador. Através do Design Especulativo, é pensado em como ideias de contemplação se aplicam em conceitos e narrativas de videogames, e de que modo esses elementos contemplativos criam uma conexão com o jogador, o qual passará um tempo inteiramente consigo mesmo e com seus pensamentos, o conectando tanto a si e ao momento que vive, e como uma consequência, carregando o laço de atenção profunda do jogo para a própria vida. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.description.abstract | Currently, the speed of society seems accelerated, with daily life constantly busy, human beings try to make the most of their time. Which should not be lost to activities that will not enrich the individual in any way, but one of the activities that the current individual of performance does not realize it eliminates, is contemplation and deep attention, where the subject can have a moment of breathing. As a result, many acclaimed games of the last decade brought the contemplative element to players in different ways, and one of them, the one that caught the most attention, was contemplative activities similar to reality and that had a more human touch, serving as escapism for the player. Through Speculative Design, it is thought about how ideas of contemplation are applied in video game concepts and narratives, and how these contemplative elements create a connection with the player, who will spend time entirely with themselves and their thoughts, connecting them both with yourselves and to the moment lives in, and as a consequence, carrying the game's bond of deep attention to their own life. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Design | pt_BR |
dc.subject | Vídeogames | pt_BR |
dc.subject | Arte conceitual | pt_BR |
dc.title | Fair Winds: design especulativo e concept art na criação de experiências contemplativas em jogos digitais | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Bacharelado em Design | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário da Região dos Vinhedos | pt_BR |
local.data.embargo | 2025-07-31 |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
Design [66]