Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorCosta, Carlos Alberto
dc.contributor.authorBonatto, Thiago Lodi
dc.contributor.otherCorso, Leandro Luis
dc.contributor.otherDe Toni, Deonir
dc.contributor.otherReis, Zaida Cristiane dos
dc.date.accessioned2025-10-16T11:31:02Z
dc.date.available2025-10-16T11:31:02Z
dc.date.issued2025-10-10
dc.date.submitted2025-08-28
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/15029
dc.descriptionO gerenciamento de portifólio de produto consiste no conjunto de técnicas adotadas pela empresa para composição dos produtos que serão comercializados de forma a atingir os seus objetivos estratégicos. Esta abordagem vem crescendo nas organizações como forma de viabilizar mudanças, programar o lançamento de novos produtos e melhorar o controle dos processos administrativos e de produção. A variedade de produtos que compõem um portifólio induz as empresas buscarem ferramentas como suporte prático para mensurar o desempenho, priorizar as vendas de determinados produtos e alocar recursos para o desenvolvimento de novos projetos. Definir um conjunto de produtos que representem as melhores alternativas para compor a oferta comercial e garantir sustentabilidade de uma companhia é uma tarefa complexa pois abrange diversos critérios de seleção que muitas vezes divergem conforme a área de interesse que os analisa. Com isto, o presente trabalho tem por objetivo aplicar um modelo de apoio à avaliação da performance de produtos do portifólio em uma empresa metalúrgica através de um método que avalie diversos parâmetros com base em múltiplos critérios e os integre em um único indicador de desempenho. O método aplicado foi orientado por meio de revisão bibliográfica para identificar os parâmetros usualmente aplicados para a avaliação de desempenho do portifólio de produtos e os modelos matemáticos para análise e seleção multicritério. O modelo proposto no trabalho utilizou de uma abordagem híbrida, utilizando o método AHP para definição dos critérios e seus pesos sob a decisão e o método PROMETHEE II para avaliação multicritério e classificação dos produtos. A implementação contou com o apoio do software Virtual PROMETHEE para emular os resultados e classificar os produtos conforme desempenho. A família de produtos utilizada para o estudo foi de fechaduras mecânicas para portas de madeira. Os resultados permitiram separar os portifólio em três categorias: (T1) produtos candidatos a promoção no mercado, (T2) produtos candidatos a ações de melhoria e (T3) produtos candidatos a excluir do portifólio. Se utilizou seis critérios para avaliação, foram eles: faturamento médio mensal (C1), margem média de fábrica (C2), impacto no mix de produto (C3), ocupação produtiva (C4), razão de devoluções x quantidade vendida (C5) e impacto técnico (C6). Dos produtos classificados, este trabalho focou na análise do grupo dentro da categoria (T3), a qual foi composta por 41 itens. Estes foram analisados pelo grupo de gestores e se observou que se tratavam de produtos com alguma complexidade de produtiva ou ainda com alguma questão mercadológica deficiente, seja por design visual, funcionalidade ou modelo construtivo desatualizado. Por fim, o modelo permitiu ao grupo de tomadores de decisão uma visão mais clara da performance da família de produtos, possibilitando a definição de ações que direcionem os produtos de acordo com os objetivos estratégicos da empresa. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractProduct portfolio management consists of the set of techniques adopted by the company to compose the products that will be sold in order to achieve its strategic objectives. This approach has been growing in organizations to enable changes, schedule the launch of new products and improve control of administrative and production processes. The variety of products that make up a portfolio leads companies to seek tools as practical support for measuring performance, prioritizing sales of certain products, and allocating resources to the development of new projects. Defining a set of products that represent the best alternatives to compose a company's commercial offering and ensuring its sustainability is a complex task, as it encompasses several selection criteria that often diverge depending on the area of interest that is analyzing them. Therefore, the present work aims to apply a model to support the evaluation of the product performance on portfolio in a metallurgical company through a method that evaluates several parameters based on multiple criteria and that integrates in a single performance indicator. The applied method was oriented by bibliographic revision to identify the parameters usually applied to evaluating the product portfolio performance and the mathematic models to analyze and select things using multicriteria. The model purposed on this work used a hybrid approach, using the AHP method to define the criteria and their weights for the decision and the PROMETHEE II method to multicriteria evaluating and classifying the products. The implementation was supported by Virtual PROMETHEE software to emulate the results and classify the products according to performance. The product family used for the study was mechanical locks for wooden doors. The results allowed the portfolios to be separated into three categories: (T1) products candidate for market promotion, (T2) products candidate for improvement actions and (T3) products candidate to be excluded from the portfolio. Six criteria were used to evaluate: average monthly revenue (C1), average factory margin (C2), impact on productive mix (C3), productive occupancy (C4), returns x quantity sold ratio (C5) and technical impact (C6). From the classified products, this work focused on the analysis of the group within the category (T3), which was composed of 41 items. These were analyzed by the group of managers, and it was observed that they were products with some production complexity or even some marketing deficiencies, whether due to visual design, functionality, or outdated construction model. Ultimately, the model provided the group of decision-makers with a clearer view of the product family's performance, enabling them to define actions that direct the products in line with the company's strategic objectives. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectProcesso decisóriopt_BR
dc.subjectIndústrias metalúrgicas - Serra, Região (RS)pt_BR
dc.subjectMechanical engineeringen
dc.subjectDecision-makingen
dc.subjectMetallurgical industries - Serra, Region (Brazil)en
dc.titleProposta de modelo para gestão de portifólio de produtos em empresa metalúrgica da Serra Gaúchapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/6240807681557612pt_BR
mtd2-br.author.lattesBONATTO, T. L.pt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Profissional em Engenharia Mecânicapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2025-10-14


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem