• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Letras
  • Mestrado Acadêmico em Letras e Cultura
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Letras
  • Mestrado Acadêmico em Letras e Cultura
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Escrever com inteligência : contribuições pedagógicas da inteligência artificial para o desenvolvimento de habilidades de produção escrita de alunos do ensino médio

Thumbnail
Ver/
Dissertação Jasmine Cristina Busetti.pdf (2.504Mb)
Fecha
2025-10-24
Autor
Busetti, Jasmine Cristina
Orientador
Niederauer, Carina Maria Melchiors
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
Esta dissertação tem como objetivo geral propor estratégias de utilização da Inteligência Artificial, especialmente a plataforma ChatGPT, como recurso pedagógico no desenvolvimento das habilidades de produção escrita de estudantes do Ensino Médio, à luz da Linguística Textual. A pesquisa está organizada em três partes. Primeiramente desenvolve o conceito de texto e princípios textuais segundo autores como Koch (2009), Halliday e Hasan (1976), Beaugrande e Dressler (1981) e Antunes (2009), além de uma abordagem cognitivista da produção escrita, com destaque para os modelos de Flower e Hayes (1981, 1996), desenvolve também uma leitura da BNCC focalizada nas competências e habilidades que contribuem para o trabalho de produção textual dissertativa-argumentativa, justificada na importância da prova do Enem para o estudante de Ensino Médio. Na segunda parte é analisada criticamente a aplicação das plataformas de IA na educação, levando em consideração o funcionamento das plataformas e utilizações que já apresentam registro. Por fim, o último capítulo desenvolve uma proposta de Sequência Didática fundamentada em Schneuwly e Dolz (2004), que integra o uso do ChatGPT como ferramenta auxiliar na produção textual dos alunos. A proposta considera a mediação ativa do professor e ocorre em momentos estratégicos das aulas, priorizando o desenvolvimento do repertório sociocultural dos estudantes, a correção de desvios linguísticos e a construção de autonomia na escrita. A Sequência Didática estimula ainda o uso crítico da IA, promovendo reflexões éticas e técnicas sobre sua utilização, alindo aspectos textuais técnicos, a legislação em vigência e uma perspectiva educacional que observa as tendências tecnológicas como o futuro da educação. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/15066
Colecciones
  • Mestrado Acadêmico em Letras e Cultura [221]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

AccederRegistro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV