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dc.contributor.advisorFardo, Marcelo Luís
dc.contributor.authorSouza, Hugo Luciano
dc.contributor.otherBoff, Elisa
dc.contributor.otherTrajano, Julio Cezar Colbeich
dc.date.accessioned2025-11-03T12:07:11Z
dc.date.available2025-11-03T12:07:11Z
dc.date.issued2025-10-25
dc.date.submitted2024-11-25
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/15084
dc.descriptionEste trabalho aborda o impacto das mecânicas de combate na experiência do jogador em jogos do gênero de horror. A pesquisa teórica abrange características de design de jogos de horror, sistemas de combate e subgêneros de horror, com o objetivo de compreender como esses elementos influenciam na imersão e no desafio no jogo. Foram analisados jogos populares na comunidade da Steam para identificar práticas eficazes de mecânicas de combate. A partir dessa análise, foi desenvolvido um jogo de survival horror, detalhado em um Game Design Document (GDD). A partir disso, o jogo foi submetido a dois testes, cujo objetivo foi coletar a opinião dos participantes para refinar a experiência do jogo. Este trabalho também demonstrou, na prática, como os conceitos estudados podem ser aplicados ao desenvolvimento de jogos. Além de contribuir para o aprimoramento do conhecimento na área de desenvolvimento de jogos de horror. O trabalho não só reforça a importância de uma abordagem centrada no jogador, como também aponta caminhos para futuras pesquisas e inovações no gênero. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThis study examines the impact of combat mechanics on player experience in horror games. The theoretical research covers horror game design features, combat systems, and subgenres, aiming to understand how these elements influence immersion and challenge in gameplay. Popular games within the Steam community were analyzed to identify effective combat mechanics practices. Based on this analysis, a survival horror game was developed and detailed in a Game Design Document (GDD). The game was then subjected to two testing phases, with the goal of gathering participant feedback to refine the gameplay experience. This work also demonstrated, in practice, how the studied concepts can be applied to game development. In addition to contributing to the advancement of knowledge in the field of horror game development, the study reinforces the importance of a player-centered approach and suggests pathways for future research and innovations in the genre. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.subjectTerror - Jogos para computadorpt_BR
dc.subjectJogadores de videogamespt_BR
dc.subjectCombatept_BR
dc.titleJogos de terror de sobrevivência e mecânicas de combate: impactos na experiência do jogadorpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Criação Digitalpt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR


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