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Kinected Blender : uma solução para criação de animações 3D utilizando Kinect e Blender
dc.contributor.advisor | Martinotto, André Luis | |
dc.contributor.author | Melo, Fernando Castilhos | |
dc.contributor.other | Adami, André Gustavo | |
dc.contributor.other | Nery, Carlos Eduardo | |
dc.date.accessioned | 2017-02-02T23:24:54Z | |
dc.date.available | 2017-02-02T23:24:54Z | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1508 | |
dc.description | A geração da animação de um personagem 3D e complexa e custosa, especialmente para animadores que não possuem uma equipe que auxilie na produção. Isso deve-se ao fato do animador necessitar mudar a pose do personagem a cada quadro gravado, gastando-se muito tempo e gerando muito trabalho para a produção da animação. Com a utilização do Blender como software de modelagem e animação 3D, e do Kinect como sensor de movimentos, pode-se desenvolver uma aplicação que integre esses dois recursos com o objetivo de facilitar o processo de cria ção de anima ções 3D. De fato, essa aplicação pode utilizar os movimentos capturados pelo Kinect e transmiti-los para o Blender, gerando assim uma animação baseada nos movimentos do usuário. O Blender e um software de modelagem e animação 3D, sendo assim, e possível realizar a animação de um personagem através do uso desse software. Mesmo em pequenas animações, nota-se uma complexidade particular de cada cena e percebe-se o quão trabalhoso e criar uma animação que tente manter a fidelidade da linguagem corporal do ser humano. Já o Kinect é um sensor capaz de capturar movimentos, e através dessa captura pode-se obter a linguagem corporal das pessoas. Sendo assim, essa linguagem corporal pode ser utilizada para mover um personagem em uma animação 3D, preservando-se a naturalidade do movimento. Atualmente, algumas aplicações ja realizam essa integração entre Kinect e Blender para auxiliar o processo de animação 3D. Entretanto, essas aplicações não são gratuitas ou estão desatualizadas, não permitindo que todos os animadores tenham acesso a uma ferramenta atual, gratuita e multiplataforma. Desta forma, neste trabalho foi desenvolvida uma aplicação que permite a integração entre Kinect e Blender, de forma gratuita, multiplataforma e atual. Para tanto, foi utilizado o framework OpenNI e o middleware NiTE. Além disso, foi desenvolvida uma animação 3D a partir da aplicação desenvolvida (sic). | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Blender (Programa de computador) | pt_BR |
dc.subject | Kinect (Controlador programável) | pt_BR |
dc.subject | Sistemas de indicação visual tridimensional | pt_BR |
dc.title | Kinected Blender : uma solução para criação de animações 3D utilizando Kinect e Blender | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Bacharelado em Ciência da Computação | pt_BR |
mtd2-br.contributor.coorientador | Reinaldo, Gelson Cardoso |