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dc.contributor.advisorMartinotto, André Luis
dc.contributor.authorMelo, Fernando Castilhos
dc.contributor.otherAdami, André Gustavo
dc.contributor.otherNery, Carlos Eduardo
dc.date.accessioned2017-02-02T23:24:54Z
dc.date.available2017-02-02T23:24:54Z
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/1508
dc.descriptionA geração da animação de um personagem 3D e complexa e custosa, especialmente para animadores que não possuem uma equipe que auxilie na produção. Isso deve-se ao fato do animador necessitar mudar a pose do personagem a cada quadro gravado, gastando-se muito tempo e gerando muito trabalho para a produção da animação. Com a utilização do Blender como software de modelagem e animação 3D, e do Kinect como sensor de movimentos, pode-se desenvolver uma aplicação que integre esses dois recursos com o objetivo de facilitar o processo de cria ção de anima ções 3D. De fato, essa aplicação pode utilizar os movimentos capturados pelo Kinect e transmiti-los para o Blender, gerando assim uma animação baseada nos movimentos do usuário. O Blender e um software de modelagem e animação 3D, sendo assim, e possível realizar a animação de um personagem através do uso desse software. Mesmo em pequenas animações, nota-se uma complexidade particular de cada cena e percebe-se o quão trabalhoso e criar uma animação que tente manter a fidelidade da linguagem corporal do ser humano. Já o Kinect é um sensor capaz de capturar movimentos, e através dessa captura pode-se obter a linguagem corporal das pessoas. Sendo assim, essa linguagem corporal pode ser utilizada para mover um personagem em uma animação 3D, preservando-se a naturalidade do movimento. Atualmente, algumas aplicações ja realizam essa integração entre Kinect e Blender para auxiliar o processo de animação 3D. Entretanto, essas aplicações não são gratuitas ou estão desatualizadas, não permitindo que todos os animadores tenham acesso a uma ferramenta atual, gratuita e multiplataforma. Desta forma, neste trabalho foi desenvolvida uma aplicação que permite a integração entre Kinect e Blender, de forma gratuita, multiplataforma e atual. Para tanto, foi utilizado o framework OpenNI e o middleware NiTE. Além disso, foi desenvolvida uma animação 3D a partir da aplicação desenvolvida (sic).pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectBlender (Programa de computador)pt_BR
dc.subjectKinect (Controlador programável)pt_BR
dc.subjectSistemas de indicação visual tridimensionalpt_BR
dc.titleKinected Blender : uma solução para criação de animações 3D utilizando Kinect e Blenderpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Ciência da Computaçãopt_BR
mtd2-br.contributor.coorientadorReinaldo, Gelson Cardoso


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