Das trevas à luz : a representação da personagem feminina bruxa em “A Bela Adormecida do bosque” e Malévola
Datum
2025-11-05Autor
Silva, Paula Rejane Duarte da
Orientador
Knapp, Cristina Löff
Metadata
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Os contos de fadas estão presentes na vida das pessoas desde a antiguidade. Suas adaptações fizeram com que alguns temas abordados fossem atualizados, ganhando uma nova roupagem. Uma dessas inovações foi o protagonismo feminino. Assim sendo, esta dissertação abordará o conto "A Bela Adormecida do Bosque", de Perrault, comparando-o à narrativa fílmica Malévola, analisando as transformações da personagem bruxa e suas contribuições para desfazer o estereótipo de mulher má. Nossos objetivos específicos são: pesquisar a origem e a estrutura dos contos tradicionais e contemporâneos tendo como embasamento teórico os autores Bettelheim (2007), Coelho (1982, 1987, 2000 e 2012), Propp (1997 e 2006), Sosa (1982) entre outros; apresentar um breve histórico da figura da bruxa ao longo dos tempos; analisar a estrutura do conto e do filme de acordo com as categorias de Vladimir Propp e baseado nos autores Barros (2015), Beauvoir (1967), Friedan (2020), Lauretis (1994), Propp (1997 e 2006), Russell e Alexander (2019) entre outros; analisar como é caracterizada a personagem feminina bruxa tendo como base a obra "A Bela Adormecida do Bosque", de Perrault, e a narrativa fílmica Malévola (2014) através dos autores Corso e Corso (2005), Cosme (2020), Mendes (2000), Stromberg (2014) entre outros. A natureza de nossa pesquisa é bibliográfica com a intenção de proporcionar reflexões sobre a evolução da personagem bruxa desde os contos tradicionais até as versões mais contemporâneas. [resumo fornecido pelo autor]
