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O uso de uma ontologia como base de conhecimento para o desenvolvimento de um jogo eletrônico de aventura
dc.contributor.advisor | Martinotto, André Luis | |
dc.contributor.author | Toigo, Fernando Molon | |
dc.contributor.other | Boff, Elisa | |
dc.date.accessioned | 2017-02-02T23:43:28Z | |
dc.date.available | 2017-02-02T23:43:28Z | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1509 | |
dc.description | Jogos eletrônicos estão fazendo cada vez mais parte do cotidiano das pessoas. Mesmo as pequenas empresas desenvolvedoras de jogos até as grandes empresas costumam utilizar linguagens imperativas tais como C, C++, C# ou Java para a criação de jogos. Entretanto, o desenvolvimento de jogos eletrônicos difere de outros tipos de softwares devido a necessidade de elementos gráficos avançados e interações em tempo real. Portanto, é necessário que o processo de desenvolvimento seja planejado de forma a diminuir futuras manutenções. Esse planejamento pode ser elaborado utilizando ontologias, que são formas de representação de conhecimento através da definição de conceitos e relacionamentos baseados em um domínio específico. Este trabalho propõe a criação e utilização de uma ontologia para a modelagem de uma base de conhecimento para o jogo Adventure. O objetivo é separar as regras do domínio do jogo de outros elementos do desenvolvimento, como, por exemplo, a interface. Através da ontologia é possível, inclusive, tornar as regras de domínio independentes da linguagem de programação. A ontologia criada nesse trabalho foi desenvolvida utilizando lógica de primeira ordem para descrever as regras básicas do jogo Adventure, e posteriormente, foi implementada na linguagem de programação declarativa Prolog. Essa que, por sua vez, foi integrada com uma interface gráfica que foi desenvolvida na linguagem C# para formar um protótipo do jogo Adventure (sic). | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Ontologia | pt_BR |
dc.subject | Jogos eletrônicos | pt_BR |
dc.title | O uso de uma ontologia como base de conhecimento para o desenvolvimento de um jogo eletrônico de aventura | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Bacharelado em Ciência da Computação | pt_BR |
mtd2-br.contributor.coorientador | Casa, Marcos Eduardo |