dc.description | Jogos eletrônicos estão fazendo cada vez mais parte do cotidiano das pessoas. Mesmo as pequenas empresas desenvolvedoras de jogos até as grandes empresas costumam utilizar linguagens imperativas tais como C, C++, C# ou Java para a criação de jogos. Entretanto, o desenvolvimento de jogos eletrônicos difere de outros tipos de softwares devido a necessidade de elementos gráficos avançados e interações em tempo real. Portanto, é necessário que o processo de desenvolvimento seja planejado de forma a diminuir futuras manutenções. Esse planejamento pode ser elaborado utilizando ontologias, que são formas de representação de conhecimento através da definição de conceitos e relacionamentos baseados em um domínio específico. Este trabalho propõe a criação e utilização de uma ontologia para a modelagem de uma base de conhecimento para o jogo Adventure. O objetivo é separar as regras do domínio do jogo de outros elementos do desenvolvimento, como, por exemplo, a interface. Através da ontologia é possível, inclusive, tornar as regras de domínio independentes da linguagem de programação. A ontologia criada nesse trabalho foi desenvolvida utilizando lógica de primeira ordem para descrever as regras básicas do jogo Adventure, e posteriormente, foi implementada na linguagem de programação declarativa Prolog. Essa que, por sua vez, foi integrada com uma interface gráfica que foi desenvolvida na linguagem C# para formar um protótipo do jogo Adventure (sic). | pt_BR |