Mostra i principali dati dell'item
Representações da modernidade na obra O Retrato, de Erico Verissimo
| dc.contributor.advisor | Alves, Márcio Miranda | |
| dc.contributor.author | Machado, Germana | |
| dc.contributor.other | Pelinser, André Tessaro | |
| dc.contributor.other | Knapp, Cristina Löff | |
| dc.contributor.other | Ceccagno, Douglas | |
| dc.date.accessioned | 2025-11-18T14:31:49Z | |
| dc.date.available | 2025-11-18T14:31:49Z | |
| dc.date.issued | 2025-11-18 | |
| dc.date.submitted | 2025-09-01 | |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/15109 | |
| dc.description | As manifestações de modernidade no Brasil do início do século XX repercutiram de forma ampla sobre a sociedade e as artes em geral. Alguns dos fenômenos observados nessa experiência histórica serviram como temas e motivos de abordagem para a literatura brasileira. Assim, este estudo analisa as representações da modernidade na obra O Retrato, de Erico Verissimo, particularmente nos episódios "Chantecler" e "A Sombra do Anjo", ambientados em 1910 e 1915, respectivamente. Segunda parte da trilogia O tempo e o vento, a narrativa apresenta a cidade fictícia de Santa Fé e o Sobrado, residência da família Terra Cambará, como espaços de manifestação da modernidade no interior do Rio Grande do Sul. O objetivo da pesquisa é analisar as representações dessa modernidade na obra de Erico Verissimo, observando os conflitos e as tensões que emergem de novos padrões de comportamento social, diretamente influenciados pelas ideias da Belle Époque francesa. O jovem personagem Rodrigo Cambará, protagonista da narrativa, assume o papel do sujeito moderno que busca transformar o seu entorno de acordo com as expectativas e aspirações modernas da época, colocando-se em oposição aos costumes e tradições de Santa Fé. Como aporte teórico, utilizam-se Marshall Berman (1986), Walter Benjamin (1989), David Harvey (1992) e Charles Baudelaire (2006), entre outros. Conclui-se que as expressões da modernidade em O Retrato revelam um embate de forças entre o moderno e o tradicional. Além disso, o que acontece em Santa Fé pode ser visto como uma alegoria dos conflitos ocorridos no estado e no país, os quais veem a expansão de novas formas de comportamento, novos padrões estéticos e novos posicionamentos diante da vida em sociedade, considerando suas dimensões econômicas, artísticas e culturais. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
| dc.description.abstract | The manifestations of modernity in Brazil in the early 20th century had a broad impact on society and the arts in general. Some of the phenomena observed in this historical experience served as themes and motifs for Brazilian literature. Thus, this study addresses representations of modernity in Erico Verissimo's work O Retrato, particularly in the episodes "Chantecler" and "A Sombra do Anjo," set in 1910 and 1915, respectively. The second part of the trilogy O tempo e o vento (Time and the Wind), the narrative presents the fictional city of Santa Fé and the Sobrado, residence of the Terra Cambará family, as spaces for the manifestation of modernity in the interior of Rio Grande do Sul. The objective of this research is to analyze the representations of this modernity in Erico Verissimo's work, observing the conflicts and tensions that emerge from new patterns of social behavior, directly influenced by the ideas of the French Belle Époque. The young character Rodrigo Cambará, the protagonist of the narrative, takes on the role of the modern subject who seeks to transform his surroundings according to the modern expectations and aspirations of the time, placing himself in opposition to the customs and traditions of Santa Fé. Marshall Berman (1986), Walter Benjamin (1989), David Harvey (1992), and Charles Baudelaire (2006), among others, are used as theoretical contributions. It is concluded that the expressions of modernity in O Retrato reveal a clash of forces between the modern and the traditional. Furthermore, what happens in Santa Fé can be seen as an allegory of the conflicts that have occurred in the state and in the country, which are witnessing the expansion of new forms of behavior, new aesthetic standards, and new positions regarding life in society, considering its economic, artistic, and cultural dimensions. [resumo fornecido pelo autor] | en |
| dc.language.iso | en_US | pt_BR |
| dc.language.iso | pt | pt_BR |
| dc.subject | Literatura sul-rio-grandense - História e crítica | pt_BR |
| dc.subject | Literatura e história | pt_BR |
| dc.subject | Modernismo (Literatura) | pt_BR |
| dc.subject | Cultura na literatura | pt_BR |
| dc.subject | Veríssimo, Érico, 1905-1975 | pt_BR |
| dc.subject | Literature from Rio Grande do Sul - History and criticism | en |
| dc.subject | Literature and History | en |
| dc.subject | Modernism (Literature) | en |
| dc.subject | Culture in literature | en |
| dc.title | Representações da modernidade na obra O Retrato, de Erico Verissimo | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
| mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/8286234481507312 | pt_BR |
| mtd2-br.author.lattes | MACHADO, G. | pt_BR |
| mtd2-br.program.name | Mestrado Acadêmico em Letras e Cultura | pt_BR |
| mtd2-br.campus | Campus Universitário de Vacaria | pt_BR |
