Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorStreck, Danilo Romeu
dc.contributor.authorMincato, Marina Camargo
dc.contributor.otherMorés, Andréia
dc.contributor.otherValentini, Carla Beatris
dc.contributor.otherBackes, Luciana
dc.contributor.otherLopes, Daniel de Queiroz
dc.date.accessioned2025-11-27T12:14:58Z
dc.date.available2025-11-27T12:14:58Z
dc.date.issued2025-11-26
dc.date.submitted2025-11-13
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/15121
dc.descriptionPartindo da concepção de que a aprendizagem se fortalece por meio da experiência, conteúdos trabalhados a partir do ?mão na massa? podem trazer novos significados ao aprender. A abordagem maker chega à educação convidando o estudante a viver os conteúdos conceituais de forma concreta, lúdica e significativa. Nesse cenário, o presente estudo tem como objetivo geral analisar a interconexão entre a abordagem maker nos Anos Finais do Ensino Fundamental, os objetivos da Agenda 2030 e a promoção de uma Educação para a Cidadania Global, enquanto prática de transformação, em uma escola da rede privada de Caxias do Sul/RS. A pesquisa de natureza qualitativa, inserida na Linha de Pesquisa História e Filosofia da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, buscou investigar o conceito e os princípios da abordagem maker, relacionando-a às possibilidades de Educação para a Cidadania Global a partir do trabalho em conjunto com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Através da sistematização de experiências em uma turma de sétimo ano no enfoque temático de cidades sustentáveis, verificou-se os impactos da abordagem maker na promoção de uma Educação para a Cidadania Global. O referencial teórico apoiou-se nos pressupostos de Blikstein, Piaget, Vygotsky, Papert, Freire, Dewey, Holliday, incluindo outras contribuições e permitiu produzir conhecimentos teóricos a partir da prática a fim de aprimorar a abordagem maker enquanto catalisadora dos objetivos da Agenda 2030, em direção à Educação para a Cidadania Global. A investigação evidenciou que práticas maker podem contribuir para a formação de sujeitos mais críticos, criativos e socialmente engajados, alinhados aos princípios de Educação para a Cidadania Global e têm potencial para contribuir para o avanço dos objetivos da Agenda 2030. No entanto, se isolada, a abordagem maker corre o risco de ser tratada como uma aula extra, esvaziando seu potencial formativo e político. Assim, constata-se que o potencial maker não se realiza automaticamente; é preciso que haja uma mediação intencional por parte dos educadores, para que orientem os estudantes a refletirem criticamente sobre o contexto que os envolve, requerendo, impreterivelmente, uma intencionalidade pedagógica. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractBased on the concept that learning is strengthened through experience, hands-on learning can bring new meaning to learning. The maker approach to education invites students to experience conceptual content in a concrete, playful, and meaningful way. In this context, the general objective of this study is to analyze the interconnection between the maker approach in the final years of elementary school, the goals of the 2030 Agenda, and the promotion of Global Citizenship Education as a transformative practice in a private school in Caxias do Sul, Rio Grande do Sul. The qualitative research, inserted in the History and Philosophy of Education Research Line of the Graduate Program in Education at the University of Caxias do Sul, sought to investigate the concept and principles of the maker approach, relating it to the possibilities of Education for Global Citizenship based on work in conjunction with the Sustainable Development Goals of the 2030 Agenda. Through the systematization of experiences in a seventh-grade class with a thematic focus on sustainable cities, the impacts of the maker approach in promoting Education for Global Citizenship were verified. The theoretical framework was based on the assumptions of Blikstein, Piaget, Vygotsky, Papert, Freire, Dewey, and Holliday, including other contributions, and allowed for the production of theoretical knowledge from practice, aiming to enhance the maker approach as a catalyst for the 2030 Agenda goals. The research demonstrated that maker practices can contribute to the development of more critical, creative, and socially engaged individuals, aligned with the principles of Global Citizenship Education, and have the potential to contribute to the advancement of the 2030 Agenda goals. However, if used in isolation, the maker approach risks being treated as an extra class, depleting its formative and political potential. Thus, it is clear that maker potential does not occur automatically; it requires intentional mediation on the part of educators, who guide students to critically reflect on their surrounding context, which, without fail, requires pedagogical intentionality. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectAgenda 2030pt_BR
dc.subjectEnsino fundamental - Pesquisapt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectCidadania - Estudo dirigidopt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectLearningen
dc.subjectAgenda 2030en
dc.subjectElementary education - Researchen
dc.subjectTeaching practiceen
dc.subjectCitizenship - Guided Studyen
dc.titleA abordagem maker e experiências mão na massa como caminhos para a cidadania global na escolapt_BR
dc.typeTesept_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttps://lattes.cnpq.br/4657185830008867pt_BR
mtd2-br.author.lattesMINCATO, M. C.pt_BR
mtd2-br.program.nameDoutorado Acadêmico em Educaçãopt_BR
mtd2-br.contributor.coorientadorRosa, Carolina Schenatto da
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2025-11-24


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples