Sagrado e histórico: a Catedral Nossa Senhora da Oliveira como lugar de memória vacariense
Date
2025-12-09Author
Chedid, Aline Carla de Almeida
Orientador
Santos, Rodrigo Luis dos
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Esta dissertação, inserida no campo da História, analisa a Catedral Nossa Senhora da Oliveira, no centro de Vacaria, Rio Grande do Sul, como patrimônio cultural e lugar de memória coletiva. A devoção à padroeira tem sua origem por volta de 1750, quando a imagem de Nossa Senhora da Oliveira foi encontrada durante uma queima de campo no local onde atualmente está situado o Santuário Nossa Senhora da Oliveira, consolidando-se como marco fundador da religiosidade local e referência simbólica para a comunidade. O problema de pesquisa que orienta o estudo é: como a Catedral Nossa Senhora da Oliveira contribuiu para a construção da identidade vacariense e de que forma os processos de preservação, memória e disputas patrimoniais influenciam os significados atribuídos a esse espaço pela comunidade? O objetivo geral consistiu em analisar a Catedral como patrimônio cultural e símbolo identitário de Vacaria. Os objetivos específicos foram: contextualizar historicamente a origem e a construção da Catedral Nossa Senhora da Oliveira, situando-a no processo de formação da cidade de Vacaria; examinar as intervenções, reformas e restaurações realizadas no templo, destacando as controvérsias e disputas sobre preservação patrimonial; interpretar as narrativas e memórias coletivas relacionadas à Catedral, por meio da história oral e de registros documentais e visuais; discutir a Catedral como lugar de memória e símbolo identitário e avaliar o papel do patrimônio cultural na manutenção da identidade vacariense e na valorização da memória coletiva, considerando também a produção do documentário como ferramenta de preservação e difusão cultural. A metodologia combinou análise documental e história oral, com entrevistas de pessoas com conhecimento aprofundado e envolvimento direto na história da Catedral e da cidade. Essas contribuições foram essenciais para compreender sua relevância histórica, arquitetônica, cultural, espiritual e de ambiência, evidenciando a relação entre o templo, a memória e a identidade da comunidade vacariense. Os resultados indicam que a Catedral é percebida não apenas como monumento arquitetônico, mas como espaço de fé, pertencimento e memória, atravessado por disputas em torno da preservação e tensões entre tradição e modernidade. O documentário produzido integra vozes, imagens e lembranças da comunidade, funcionando como recurso de registro, difusão e ensino de História, reforçando a centralidade da memória coletiva e do patrimônio cultural na construção da identidade vacariense. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://drive.google.com/file/d/14KA9zz-r7t4hz5PpY1Tku880mtAzVmGv/view?usp=drive_linkhttps://repositorio.ucs.br/11338/15149
