Análise de aspectos cognitivo-afetivos na tomada de decisão : um estudo de caso na área de e-commerce
Abstract
A computação afetiva é a área da inteligência artificial que trata de modelar e implementar as emoções humanas em computadores. Rosalind W. Picard é referência nessa área, sendo responsável por definir os principais itens para que computadores tenham a capacidade reconhecer, expressar e "ter" emoções. Para que isso seja possível, modelos afetivos são utilizados de apoio ao entendimento das emoções e como elas interferem nas decisões tomadas. Unindo a teoria da computação afetiva e um dos modelos de emoções apresentados, um assistente virtual de venda de produtos foi desenvolvido. O software teve a finalidade de averiguar se, utilizando emoções, agentes afetivos são capazes de otimizarem as interações entre seres humanos e computadores em relação as interações onde agentes não afetivos são utilizados. Dados foram coletados através do uso da aplicação por usuários, sumarizados e analisados com o objetivo de verificar se há otimização nos resultados pelo uso de emoções nas interações entre usuário e máquina. Como conclusão observou-se que existem evidências de que a modelagem da emoção pode auxiliar na definição do comportamento de um agente mais eficiente (sic).