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Inteligência competitiva e modelos de séries temporais para previsão de consumo : o estudo de uma empresa do setor metalúrgico

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Dissertacao Andre Mauro S. de Espíndola.pdf (1.276Mb)
Data
2014-05-13
Autor
Espíndola, André Mauro Santos de
Orientador
Camargo, Maria Emilia
Fachinelli, Ana Cristina
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O mundo vive um contínuo e acelerado processo de transformação que envolve todas as áreas do conhecimento. É possível afirmar que a velocidade desse processo tem uma relação direta com a rapidez em que ocorrem as mudanças na área tecnológica. Estas mudanças têm tornado cada vez mais as relações globalizadas, modificado as transações comercias e fazendo com que as empresas repensem as formas de competir. Nesse contexto, o conhecimento assume, a partir do volume de dados e informações, um papel de novo insumo, muitas vezes com maior importância que o trabalho, capital e a terra. Essas mudanças e a importância da informação fazem com que as empresas busquem um novo posicionamento, procurando identificar no ambiente externo sinais que possam indicar eventos futuros. O grande desafio das empresas passa pela obtenção de dados, extração da informação e transformação dessa em conhecimento útil para a tomada de decisão. Nessa conjuntura este estudo teve como objetivo identificar qual o modelo de previsão de consumo para análise das informações no processo de Inteligência Competitiva em uma empresa do setor metalúrgico localizada no estado do Rio Grande do Sul. No desenvolvimento do estudo foram utilizados os temas Big Data, Data Mining, Previsão de Demanda e Inteligência Competitiva com a finalidade de responder à seguinte questão: Qual o modelo de previsão de consumo de aço que pode ser usado para análise das informações no processo de Inteligência Competitiva? Na realização do estudo foram analisados dados internos e externos a empresa na busca pela identificação de correlação entre o consumo de aço da empresa e variáveis econômicas que posteriormente foram utilizadas na identificação do modelo de previsão de consumo. Foram identificados dois modelos, um univariado sem intervenção através da metodologia de Box e Jenkins, o segundo modelo foi um modelo de previsão com Função de Transferência. Os dois modelos apresentaram uma boa capacidade de descrever a série histórica do consumo de aço, mas o modelo univariado apresentou melhores resultados na capacidade de previsão.
URI
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/158
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Administração [315]

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