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dc.contributor.advisorBiasio, Roberto
dc.contributor.authorUez, Cassiane
dc.contributor.otherBertolla, Fernando Luís
dc.contributor.otherCasa, Enio Francisco
dc.date.accessioned2017-02-13T18:00:38Z
dc.date.available2017-02-13T18:00:38Z
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/1592
dc.descriptionA realidade do mercado farmacêutico torna este segmento um dos mais competitivos e dinâmicos atualmente. Representando grande importância no cenário nacional, tanto pelo volume de transações, como sendo um importante distribuidor de produtos essenciais à saúde da população em geral. Diante deste cenário, as farmácias buscam informações para subsidiar suas decisões estratégicas e a análise de custos torna-se uma importante ferramenta de auxílio à gestão, fornecendo dados essenciais para as empresas manterem suas atividades e a competitividade no mercado. O objetivo deste estudo é verificar qual é a rentabilidade dos produtos comercializados em uma farmácia localizada em Caxias do Sul. O presente trabalho utiliza-se de um estudo de caso, método de pesquisa que proporcionou a oportunidade de descrever situações do contexto em que a empresa objeto do estudo está inserida e evidenciar possíveis alternativas para que a mesma possa tornar seus preços ao mesmo tempo competitivos e lucrativos. Para a realização do estudo utilizou-se o custeio variável, por ser o método mais adequado para o objetivo proposto pela pesquisa. Durante a pesquisa foi possível evidenciar qual é a margem de contribuição gerada pelos produtos selecionados, bem como avaliar a sua rentabilidade. Complementarmente, realizou-se algumas demonstrações de como usar a flexibilização dos preços para avaliar quais produtos podem ter seus preços reduzidos ou aumentados, visando melhorar a rentabilidade. Com base nessas simulações, foi possível concluir que os produtos com maior margem de contribuição, ao terem seu preço reduzido necessitam de um aumento menor no volume de vendas para manter a mesma margem de contribuição total dos que possuem margem menor. Por outro lado, quando o preço é aumentado, os produtos de margem maior permitem que ocorra uma redução menor em relação aos produtos que possuem uma margem mais baixa. Isso permite concluir que, os produtos de margem menor estão mais propícios a terem seus preços aumentados e os de maior, terem seus preços reduzidos. Mas que para essa avaliação ser completa, é indispensável, avaliar quais serão os impactos na demanda em função das alterações a serem aplicadas nos preços. Embora este estudo tenha considerado apenas alguns produtos de uma farmácia, o que impede de generalizar os resultados, entende-se que, por outro lado, a metodologia apresentada de flexibilização de preços, pode sim ser generalizada, já que ela pode ser aplicada para qualquer tipo de empresa. Em função disso, entende-se que o estudo apresentado tem grande importância, não só em função dos resultados apresentados, relacionados a empresa objeto do estudo, mas também por contribuir para fins acadêmicos e profissionais ao apresentar como as empresas podem fazer uso da técnica da flexibilização de preços (sic).pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectFarmáciapt_BR
dc.subjectVendapt_BR
dc.titleA rentabilidade gerada pela venda de produtos em uma farmácia localizada em Caxias do Sulpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Ciências Contábeispt_BR


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