• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas
  • Ciências Contábeis - Bacharelado
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas
  • Ciências Contábeis - Bacharelado
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Planejamento financeiro nas empresas comerciais de Caxias do Sul - RS

Thumbnail
Visualizar/Abrir
TCC Suélen Lemos Fonseca.pdf (1.920Mb)
Autor
Fonseca, Suélen Lemos
Orientador
Denicol, Elias Milton
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Pesquisas revelam que apesar dos empreendedores brasileiros apresentarem uma das maiores taxas de empreendedorismo do mundo, pequenas e médias empresas nacionais detém uma enorme taxa de falência, devido à ausência de planejamento e controle. Desta forma, a contabilidade deve estar inserida neste contexto assumindo um espaço novo, propiciando um diferencial competitivo para as organizações. Com isso, o presente estudo foi elaborado com vistas a aprofundar conceitos de Planejamento financeiro, no qual está intimamente ligada a contabilidade. O planejamento financeiro é capaz de fornecer subsídios consistentes para a tomada de decisões, evitando surpresas indesejadas e possibilitando a criação de novas alternativas para atingir um melhor resultado. Diante deste contexto, a origem do trabalho foi orientada pela inspiração em identificar a aplicabilidade do planejamento financeiro nas empresas do comércio de Caxias do Sul - RS. Para atingir este propósito, foi desenvolvida uma pesquisa quantitativa com aplicação de questionários nas empresas inseridas no estudo. Neste sentido, a pesquisa evidência conceitos a cerca do Planejamento Financeiro, da Contabilidade e suas inter-relações no processo de tomada de decisão. Apurado os resultados, conclui-se que os empresários do comércio estão evoluindo gradualmente, acompanhando o desenvolvimento da cidade. Porém, existe uma parcela de empreendedores que não detém o conhecimento necessário para gerir seus negócios, ficando em desvantagens perante os desafios do mercado (sic).
URI
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1607
Collections
  • Ciências Contábeis - Bacharelado [756]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV