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Exame de suficiência - identificação dos principais conteúdos abordados e as relações existentes com o índice de aprovação
dc.contributor.advisor | Mecca, Marlei Salete | |
dc.contributor.author | De Negri, Viviane Costantin | |
dc.contributor.other | Leites, Eduardo Tomedi | |
dc.contributor.other | Breitenbach, Renato | |
dc.date.accessioned | 2017-02-14T15:44:25Z | |
dc.date.available | 2017-02-14T15:44:25Z | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1610 | |
dc.description | O Exame de Suficiência é o pré-requisito dos profissionais contábeis para a obtenção do Registro Profissional. Com caráter preventivo, busca estabelecer um nível mínimo de conhecimento necessário ao desempenho das atribuições instituídas ao Contador. O Exame foi suspenso em 2005 e teve seu retorno regulamentado pela Lei 12.249 em 2010, com o objetivo de acompanhar as mudanças ocorridas na Contabilidade nos últimos anos e de promover a busca de aprimoramento e qualidade dos serviços a serem prestados pelos Contadores. Assim, essa pesquisa buscou responder a seguinte pergunta: Quais foram os conteúdos priorizados no exame de suficiência e as relações existentes com o índice de aprovação? Buscou-se identificar e analisar as variáveis e aspectos que podem influenciar esses resultados. Adicionalmente, o presente trabalho visou identificar aos bacharéis em Ciências Contábeis quais são os fatores que podem contribuir para que o seu nível de assertividade nas provas atinja o mínimo aceitável. O método utilizado foi uma pesquisa bibliográfica e documental da história do ensino de Ciências Contábeis no Brasil, da história do Exame de Suficiência, dos conteúdos programáticos das últimas quatro provas aplicadas e seus índices de aprovação. Ademais, realizou-se uma análise de todas as provas realizadas após a instituição da Lei 12.249/2010, bem como de algumas variáveis e características que podem determinar esses resultados. Em suma, conclui-se que o estudo de algumas variáveis como, por exemplo: i) média de escolaridade no ensino superior; ii) economia de cada estado; iii) quantidade de contadores registrados; iv) o número de Universidades Públicas; v) renda per capita por estado; são indicativos para o entendimento do motivo pelo qual os estados: Distrito Federal; Rio de Janeiro; Rio Grande do Sul e Santa Catarina estão sempre presentes entre os cinco melhores no índice de aprovação do Exame de Suficiência. Dentre todos os conteúdos abordados no exame, três se fazem presentes com representatividade (Contabilidade Geral, Custos e os Princípios e Normas Contábeis), onde representam cerca de 50% da prova (sic). | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Contadores | pt_BR |
dc.subject | Qualificações profissionais | pt_BR |
dc.title | Exame de suficiência - identificação dos principais conteúdos abordados e as relações existentes com o índice de aprovação | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Bacharelado em Ciências Contábeis | pt_BR |