Empreendedorismo e inovação em vinícolas associadas à Aprovale, Asprovinho e Aprobelo
Date
2014-05-13Author
Pereira, Adrieli Alves
Orientador
Dorion, Eric Charles Henri
Metadata
Show full item recordAbstract
O mercado globalizado e competitivo está exigindo das empresas uma postura cada vez mais estratégica. As empresas são induzidas a estabelecerem estratégias definidas para obter uma vantagem competitiva. Assim, buscam diferenciar-se com ações empreendedoras e inovadoras. O estudo do empreendedorismo como processo de decisão envolve as etapas e atividades inerentes à percepção e criação de novos negócios. Demonstrando o potencial empreendedor, os produtores rurais da Serra Gaúcha, buscam novas formas de explorar práticas empreendedoras, aliadas com práticas inovadoras. O setor vitivinícola vem se reestruturando através de estratégias, a fim de conquistar vantagens competitivas e consolidação no mercado, tanto nacional, como global. Todavia, essa região tem enfrentado dificuldades em sua performance, quanto à competitividade. O presente trabalho objetiva analisar as estratégias utilizadas por vinícolas associadas à APROVALE, ASPROVINHO e APROBELO sob a ótica do empreendedorismo e da inovação. Trata-se de estudo exploratório realizado por meio de pesquisa de casos múltiplos. Diante do exposto, o trabalho foi organizado em cinco partes distintas. A primeira parte apresenta a introdução e os objetivos; a segunda parte desenvolve a revisão da literatura; a terceira parte contém os procedimentos metodológicos e estudo casos múltiplos; a quarta parte traz as análises e os resultados, a quinta parte, as considerações finais, os limites da pesquisa e as propostas para estudos posteriores. Os resultados apontam as peculiaridades intracaso e o cruzamento de informações intercaso, a fim de destacar pontos similares e divergentes entre as associações.