A contabilidade gerencial como instrumento de auxílio aos gestores na tomada de decisões - um estudo em escritórios prestadores de serviços contábeis de Caxias do Sul - RS
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Autor
Vidal, Viviane Silveira,
Orientador
Leites, Eduardo Tomedi
Metadata
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No cenário atual, onde o mercado está cada vez mais exigente e competitivo, a contabilidade gerencial se torna uma ferramenta muito importante para auxiliar os gestores de uma empresa. Transformando dados em informações úteis para direcionar e fundamentar as tomadas de decisão, é através dos instrumentos da contabilidade gerencial que a possibilidade de sucesso ao escolher uma ou outra opção se torna mais concreta. Essa pesquisa busca responder a seguinte pergunta: Os escritórios prestadores de serviços contábeis situados em Caxias do Sul estão atendendo as necessidades de seus clientes de pequeno e médio porte usando a contabilidade gerencial para auxiliar junto à administração, no planejamento e na tomada de decisão? Para responder essa questão elaborou-se uma pesquisa bibliográfica e aplicou-se um questionário. É muito relevante ressaltar que para responder ao questionário os escritórios usaram como base seus clientes que faturam menos de R$ 3.600.000,00 ao ano. Essa delimitação se deu porque, segundo o referencial teórico, são os gestores de pequenos negócios os que menos se interessam nos benefícios que podem ser alcançados através das informações geradas pelo contador. O estudo foca a importância da contabilidade gerencial para a tomada de decisões e também o fato do contador ter que assumir novas qualidades profissionais e pessoais para atingir o novo perfil do profissional contábil. Além disso, buscou-se identificar os motivos pela recusa dos clientes quando são oferecidos serviços diferenciados. Concluiu-se após a análise dos questionários que o profissional contábil já tem consciência do seu papel tão importante dentro das empresas. Certamente, esse estudo contribui para incentivar os contadores a trabalharem para adquirir o perfil do novo contador, para assim mudar a percepção dos clientes diante dos serviços que ainda não são utilizados na contabilidade gerencial (sic).