dc.description | As previdências complementares, como o próprio nome sugere, são reservas que podem ser usadas tanto para complementar a renda recebida quanto para realizar um projeto de vida. Na previdência social todos contribuem para fomentar a renda daqueles que irão se aposentar, é o chamado regime de repartição simples. Já na previdência complementar, a formação da reserva é individual, cada um recebe o que acumulou ao longo do período de contribuição. Este estudo teve como objetivo identificar os fatores que levam os professores do Centro de Ciências Sociais da Universidade de Caxias do Sul (UCS) a aderirem a um plano de previdência complementar. Buscou-se identificar o perfil dos professores que possuem plano de previdência complementar, definir as perspectivas que os levam a buscar um plano de previdência complementar, verificar as vantagens e desvantagens na obtenção do plano de previdência complementar e identificar os motivos que os levariam a aderir. Através dos resultados obtidos pode-se fazer cruzamentos no sentido de verificar a coerência das respostas e o relacionamento das mesmas com variáveis de gênero, idade, quantidade de filhos, entre outras. Para isso, foi realizada uma pesquisa do tipo Survey junto a 180 professores do Centro de Ciências Sociais da UCS na sede de Caxias do Sul, sendo que destes, 83 responderam ao questionário. O formulário foi elaborado, encaminhado e feita a tabulação dos dados através do Google Docs, e posteriormente foi realizada a análise dos resultados com auxílio do sistema SPSS. Quanto ao delineamento da pesquisa, trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa. Ao término do estudo, concluiu-se que as perspectivas que levam à decisão de obtenção de um plano de previdência complementar, são a complementação da aposentadoria oficial, o baixo teto pago pela previdência social, ter uma reserva para o futuro e manter o padrão de vida conquistado. Tendo em vista a relevância do assunto como um todo para a sociedade, e o fato da amostra investigada estar inserida no contexto universitário, fica a sugestão de outros estudos tendo como foco outras populações, fora do contexto universitário, para desta forma poder comparar os resultados obtidos (sic). | pt_BR |