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Índice de desenvolvimento da educação básica : um comparativo de desenvolvimento, com relação ao gasto, entre os municípios de São Marcos e Flores da Cunha, de 2005 a 2013

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TCC Vanessa Massenz.pdf (542.8Kb)
Autor
Massenz, Vanessa
Orientador
Fontoura, Tarcísio Neves da
Metadata
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Resumo
A educação, direito social previsto na Constituição Federal, base desenvolvimento do país, precisa ter seu desenvolvimento acompanhado para que possa se desenvolver cada vez mais e que os governos possam assim buscar melhorias. Para isso foi criado em 2007 o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Para calcular este índice é acompanhado o desempenho dos alunos nas avaliações e o fluxo escolar, dois conceitos fundamentais para a qualidade da educação. Sabe-se também da importância de uma boa administração pública aliada a contabilidade governamental, para o desenvolvimento deste ramo e aliada a este contexto de juntar estes dois itens, Ideb e gastos públicos, surgiu a ideia de fazer um comparativo entre dois municípios, São Marcos e Flores da Cunha, num determinado período, para poder avaliar se os gastos realizados na educação interferem no desempenho dos alunos. Para isso foi feito buscas a dados, como receitas arrecadadas, gastos realizados no Ensino Fundamental que é o foco deste trabalho, Ideb observado no período analisado para ser possível esta comparação. Esta monografia nos mostra que podem ter diversos fatores que interferem no desempenho dos alunos e não apenas os gastos realizados na educação, mas também nos apresenta a importância de uma contabilidade pública de boa qualidade, pois os dados foram todos coletados de sites governamentais (sic).
URI
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1760
Collections
  • Ciências Contábeis - Bacharelado [756]

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