Zur Kurzanzeige

dc.contributor.advisorDe Marchi, Nilton
dc.contributor.authorFühr, Cátia
dc.contributor.otherEckert, Alex
dc.contributor.otherMotta, Marta Elisete Ventura da
dc.date.accessioned2017-03-07T11:36:03Z
dc.date.available2017-03-07T11:36:03Z
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/1770
dc.descriptionCom a evolução tecnológica, ocorreram significativas transformações no sistema tributário nacional. Em termos históricos, a informatização fiscal foi ganhando forma com a substituição dos documentos fiscais em papel pelos documentos eletrônicos. No Brasil, a era digital chegou ao seu auge com a implantação da EFD e da ECD, fazendo elas parte integrante do Sistema Público de Escrituração Digital - SPED. A Receita Federal do Brasil lançou em 2015 um programa denominado Malha da Pessoa Jurídica, valendo-se de um intenso cruzamento de informações, visando identificar as não conformidades entre as obrigações tributárias. Nessas condições, tornou-se imprescindível a conscientização e mudança cultural dos contribuintes na maneira de administrar seus tributos, visando a mais correta apresentação de informações ao Fisco, com clareza e veracidade. Convictos e adaptados às mudanças instituídas no ordenamento jurídico-tributário do país e, sendo certo de novos avanços para a área no futuro, a escrituração fiscal e contábil digital requer comprometimento, planejamento, desenvolvimento e organização. Associado a isso, observa-se a relevância do gerenciamento de riscos na área tributária, tornando-se indispensável a introdução de mecanismos de controle preventivo. Frente a isso, elaborou-se uma ferramenta de controles internos com a proposta de gerir preventivamente a informatização fiscal na empresa Alfa S/A, estando focada no cruzamento de escriturações fiscais digitais, investigando as fraquezas e detectando prováveis erros, sendo possível assim, corrigir as inconsistências encontradas nas declarações fiscais, fazendo com que a informação enviada ao Fisco seja a mais idônea possível. Quanto aos procedimentos técnicos, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, pelo qual buscou-se evidenciar os diversos aspectos que devem ser considerados em relação à importância do desenvolvimento de controles internos, voltados para as obrigações fiscais digitais que são enviadas periodicamente ao Fisco Nacional. Adicionalmente, foi realizado um estudo de caso em uma empresa do ramo industrial que produz equipamentos para petróleo, visando aplicar de forma prática os conceitos teóricos levantados através da pesquisa. Este estudo justifica-se pela imprescindibilidade da empresa em gerir e controlar preventivamente as informações prestadas ao Fisco Nacional, criando-se um vínculo entre os controles internos e a informatização fiscal, vindo a corroborar com a transparência e seriedade, que o tema impõe. Sendo assim, conclui-se que a ferramenta é um modelo prático e transparente de gestão da informatização fiscal, que demonstra o real cenário das escriturações digitais em estudo, e aponta divergências, que se não forem sanadas, podem implicar em sanções fiscais ao contribuinte (sic).pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectAuditoria internapt_BR
dc.subjectSPED (Sistema de recuperação da informação)pt_BR
dc.subjectProgramas de compliancept_BR
dc.titleControles internos como ferramenta de gerenciamento da informatização fiscal nas organizações : um estudo de caso aplicando modelo como apoio para o cruzamento de obrigações fiscais digitaispt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Ciências Contábeispt_BR


Dateien zu dieser Ressource

Thumbnail

Das Dokument erscheint in:

Zur Kurzanzeige