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dc.contributor.advisorMecca, Marlei Salete
dc.contributor.authorSilvestro, Jociele
dc.contributor.otherDomingues, Joél Borges
dc.contributor.otherBiasio, Roberto
dc.date.accessioned2017-03-07T13:47:57Z
dc.date.available2017-03-07T13:47:57Z
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/1782
dc.descriptionCom o crescente aumento da competitividade entre as empresas, o que as mesmas vêm buscando para melhorar seus serviços e ter um diferencial perante as demais, é a qualidade. Em razão disso, o mercado traz programas de qualidade específicos para cada tipo de organização, onde estes prometem diversas melhorias em todos os setores, inclusive aos consumidores finais que são os clientes. Direcionado às organizações contábeis está o programa de qualidade necessária contábil - PQNC, criado exclusivamente para uso de escritórios de contabilidade. Contudo, torna-se interessante verificar se os objetivos do programa estão atendendo as necessidades dos usuários. Desta forma, a questão de pesquisa é: Qual a percepção dos escritórios contábeis associados ao Sescon Serra Gaúcha sobre os fatores, prós e contras, da implantação e manutenção de um sistema de qualidade? Para responder essa questão elaborou-se um questionário que foi aplicado de forma eletrônica aos escritórios contábeis associados ao Sescon Serra Gaúcha e certificados com o programa de qualidade PQNC. Também se buscou identificar em referencial teórico alguns conceitos importantes da qualidade e suas ferramentas, como a família ISO e o método de gestão 5S, demonstrando seu avanço na história e seu uso na atualidade. Para análise dos resultados utilizou-se como ferramenta o software IBM SPSS (Statistical Package for Social Sciences), sendo possível evidenciar os prós e contras da implantação, algumas das vantagens percebidas foram a padronização, organização, controle, segurança, confiabilidade, limpeza, satisfação dos clientes entre outras. Já os processos burocrático, alto custo, controles excessivos, resistência dos colaboradores foram alguns dos pontos negativos encontrados pelas prestadoras de serviços contábeis que aderiram ao programa de qualidade PQNC (sic).pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectContabilidadept_BR
dc.subjectGestão da qualidade totalpt_BR
dc.subjectPrograma 5Spt_BR
dc.titlePrograma de qualidade necessária contábil : um estudo de caso nos escritórios contábeis da serra gaúcha que implantaram o programapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Ciências Contábeispt_BR


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