Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDenicol, Maria Salete Goulart Martins
dc.contributor.authorZanella, Rivanete
dc.contributor.otherDe Marchi, Nilton
dc.contributor.otherStumpf, Evandro Carlos
dc.date.accessioned2017-03-29T19:24:28Z
dc.date.available2017-03-29T19:24:28Z
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/1959
dc.descriptionAs constantes mudanças na legislação e o ambiente contábil cada vez mais competitivo, exigem que os profissionais que atuam nessa área tenham muitas competências que vão além de apenas apurar impostos, elaborar balanços patrimoniais e calcular a folha de pagamento. Nesse sentido, comunicar-se de forma assertiva no ambiente interno entre proprietários e colaboradores, e no ambiente externo entre escritório e clientes, certamente são diferenciais que contribuem para o sucesso das organizações contábeis. Desta forma, o presente estudo visa verificar como se caracteriza o fluxo de informações nos escritórios contábeis de Caxias do Sul, no que se refere a comunicação interna. O procedimento técnico usado nesta pesquisa foi o estudo de caso múltiplo, para atingir os objetivos propostos foi utilizado pesquisa descritiva e explicativa, e a abordagem do problema tem natureza qualitativa. A coleta de dados foi através de questionários aplicados à colaboradores e proprietários de escritórios de contabilidade na cidade de Caxias do Sul. Por fim, foram analisados os níveis de concordâncias entre as respostas dadas pelos colaboradores e as respostas dadas pelos proprietários, afim de verificar se ambos possuem a mesma opinião referentes às afirmativas expostas nos questionários. De acordo com resultados obtidos, observou-se que tanto na opinião dos colaboradores quanto na opinião dos proprietários, existem preocupações com as formas de comunicação utilizadas no fornecimento de informações aos clientes, e ambos entrevistados revelaram que buscam melhorar cada vez mais a relação com os clientes do escritório. Conclui-se, que os escritórios estão cientes da importância da comunicação assertiva no ambiente contábil (sic).pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectContabilidadept_BR
dc.subjectPrestação de serviçospt_BR
dc.titleA comunicação interna nos escritórios de contabilidade e a qualidade dos seviços prestadospt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Ciências Contábeispt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples