dc.contributor.advisor | Ciapparini, Joel Vicente | |
dc.contributor.author | Sartori, Rafael André | |
dc.contributor.other | Grison, Vagner | |
dc.contributor.other | Corso, Leandro Luís | |
dc.contributor.other | Limana, Daniel | |
dc.date.accessioned | 2017-03-30T14:16:48Z | |
dc.date.available | 2017-03-30T14:16:48Z | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1961 | |
dc.description | Neste trabalho foram realizadas análises em métodos de elementos finitos, analisando e comparando dois modelos de suspensão pneumática um atual e um proposto para aplicação em semirreboques de diversas utilizações. As análises foram executadas utilizando uma análise linear estática tendo como ferramenta software de uso comercial. Para a validação dos modelos analisados utilizou-se de valores obtidos em ensaio estático anteriormente realizado na empresa. A definição das condições de contorno foi executada por meio de aplicação dos mesmos carregamentos aplicados no ensaio na empresa. Foi adotado um critério de Soderberg para a fadiga em condições de carregamento aplicada para a validação do conjunto em método de elementos finitos. Com a execução do método de elementos finitos na suspensão de modelo proposto a condição de carregamento não apresentou a existência de valores de tensão superiores ao limite de resistência do material. Essa indicação significa que a suspensão de modelo proposto não ira apresentar falhas na região de engaste do braço com a viga (sic). | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Método dos elementos finitos | pt_BR |
dc.subject | Caminhões | pt_BR |
dc.subject | Veículos a motor - Molas e suspensão $x Fadiga | pt_BR |
dc.subject | Resistência de materiais | pt_BR |
dc.title | Análise de esforços através do MEF na região de engaste da viga na suspensão pneumática para semirreboques | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Bacharelado em Engenharia Mecânica | pt_BR |