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dc.contributor.advisorCiapparini, Joel Vicente
dc.contributor.authorSartori, Rafael André
dc.contributor.otherGrison, Vagner
dc.contributor.otherCorso, Leandro Luís
dc.contributor.otherLimana, Daniel
dc.date.accessioned2017-03-30T14:16:48Z
dc.date.available2017-03-30T14:16:48Z
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/1961
dc.descriptionNeste trabalho foram realizadas análises em métodos de elementos finitos, analisando e comparando dois modelos de suspensão pneumática um atual e um proposto para aplicação em semirreboques de diversas utilizações. As análises foram executadas utilizando uma análise linear estática tendo como ferramenta software de uso comercial. Para a validação dos modelos analisados utilizou-se de valores obtidos em ensaio estático anteriormente realizado na empresa. A definição das condições de contorno foi executada por meio de aplicação dos mesmos carregamentos aplicados no ensaio na empresa. Foi adotado um critério de Soderberg para a fadiga em condições de carregamento aplicada para a validação do conjunto em método de elementos finitos. Com a execução do método de elementos finitos na suspensão de modelo proposto a condição de carregamento não apresentou a existência de valores de tensão superiores ao limite de resistência do material. Essa indicação significa que a suspensão de modelo proposto não ira apresentar falhas na região de engaste do braço com a viga (sic).pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectMétodo dos elementos finitospt_BR
dc.subjectCaminhõespt_BR
dc.subjectVeículos a motor - Molas e suspensão $x Fadigapt_BR
dc.subjectResistência de materiaispt_BR
dc.titleAnálise de esforços através do MEF na região de engaste da viga na suspensão pneumática para semirreboquespt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Engenharia Mecânicapt_BR


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