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Análise da variação de fase do comando de válvulas em um motor de combustão interna de ciclo Otto turbo alimentado
dc.contributor.advisor | Colombo, Adelair Lino | |
dc.contributor.author | Sorgato, Rodrigo | |
dc.contributor.other | Godoy, Sergio Machado de | |
dc.contributor.other | Altafini, Carlos Roberto | |
dc.date.accessioned | 2017-03-31T13:26:15Z | |
dc.date.available | 2017-03-31T13:26:15Z | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1997 | |
dc.description | O movimento das válvulas de admissão e do embolo do motor geram ondas de pressão que se propagam no coletor de admissão. Estas ondas se bem aproveitadas podem aumentar o rendimento volumétrico do motor. Este trabalho faz uma abordagem experimental sobre a variação da fase de abertura e fechamento das válvulas em um motor de combustão interna de ciclo Otto turbo alimentado. Através de testes em dinamômetro de rolo do tipo inercial foram obtidas curvas de torque e potência, de acordo com as variações do ajuste estático do comando de válvulas. Os ajustes foram definidos entre 2 e 6 graus adiantado e atrasado em relação ao seu ponto simétrico. A intenção da experimentação foi verificar as influências da variação de fase no torque e potência do motor e correlacionar os resultados com a base teórica estudada. Nos resultados foi possível observar o aumento da velocidade do escoamento no coletor de admissão de acordo com o aumento do torque e potência do motor, o que está relacionado com o aumento do rendimento volumétrico do motor. Os melhores resultados, considerando o motor a 7000 rpm, foram observados com o comando de válvulas atrasado em 6 graus, onde foram obtidos aproximadamente 52 kW ou 70 Hp de potência e 71 N.m ou 7 kgf.m de torque, quando comparado aos resultados com o comando de válvulas adiantado em 6 graus (sic). | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Motores de combustão interna | pt_BR |
dc.subject | Válvulas | pt_BR |
dc.title | Análise da variação de fase do comando de válvulas em um motor de combustão interna de ciclo Otto turbo alimentado | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Bacharelado em Engenharia Mecânica | pt_BR |