dc.contributor.advisor | Kucera, Sérgio da Silva | |
dc.contributor.author | Pissaia, Vinícius Rodrigo | |
dc.contributor.other | Vieceli, Alexandre | |
dc.contributor.other | Grison, Vagner | |
dc.date.accessioned | 2017-03-31T17:44:32Z | |
dc.date.available | 2017-03-31T17:44:32Z | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/2008 | |
dc.description | Neste trabalho foram revisados alguns procedimentos e orientações atualmente adotados na empresa para veículos utilitários, caminhões e chassis, relativos aos itens de segurança e especificações do aperto de juntas parafusadas. Foram acrescentados vinte e dois novos itens de segurança, ou seja, componentes cuja falha ou perda das características funcionais coloca em risco a integridade física dos usuários dos produtos. Em um dos ensaios com juntas parafusadas, foram comparados os torques dinâmico e residual obtidos através de apertos pelo parafuso e pela porca. Concluiu-se que o aperto pela porca com o parafuso fixo proporciona melhores resultados. O comportamento de outras duas juntas, definidas como de segurança, foi analisado utilizando-se o equipamento DTT (determinação torque-tensão) e foram elaboradas estratégias de aperto pela metodologia de torque-ângulo para serem comparadas posteriormente com os resultados obtidos através da estratégia de torque alvo, atualmente utilizada na linha de montagem. Verificou-se que o aperto por torque-ângulo com ferramentas adequadas possibilita um controle mais adequado dos parâmetros do processo que o torque alvo (sic). | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Parafusos e porcas - Medidas de segurança | pt_BR |
dc.subject | Juntas (Engenharia) | pt_BR |
dc.title | Revisão dos itens de segurança e das especificações do aperto em juntas parafusadas | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Bacharelado em Engenharia Mecânica | pt_BR |