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dc.contributor.advisorKucera, Sérgio da Silva
dc.contributor.authorPissaia, Vinícius Rodrigo
dc.contributor.otherVieceli, Alexandre
dc.contributor.otherGrison, Vagner
dc.date.accessioned2017-03-31T17:44:32Z
dc.date.available2017-03-31T17:44:32Z
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/2008
dc.descriptionNeste trabalho foram revisados alguns procedimentos e orientações atualmente adotados na empresa para veículos utilitários, caminhões e chassis, relativos aos itens de segurança e especificações do aperto de juntas parafusadas. Foram acrescentados vinte e dois novos itens de segurança, ou seja, componentes cuja falha ou perda das características funcionais coloca em risco a integridade física dos usuários dos produtos. Em um dos ensaios com juntas parafusadas, foram comparados os torques dinâmico e residual obtidos através de apertos pelo parafuso e pela porca. Concluiu-se que o aperto pela porca com o parafuso fixo proporciona melhores resultados. O comportamento de outras duas juntas, definidas como de segurança, foi analisado utilizando-se o equipamento DTT (determinação torque-tensão) e foram elaboradas estratégias de aperto pela metodologia de torque-ângulo para serem comparadas posteriormente com os resultados obtidos através da estratégia de torque alvo, atualmente utilizada na linha de montagem. Verificou-se que o aperto por torque-ângulo com ferramentas adequadas possibilita um controle mais adequado dos parâmetros do processo que o torque alvo (sic).pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectParafusos e porcas - Medidas de segurançapt_BR
dc.subjectJuntas (Engenharia)pt_BR
dc.titleRevisão dos itens de segurança e das especificações do aperto em juntas parafusadaspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Engenharia Mecânicapt_BR


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